Helio usa a internet na preservação do patrimônio arquitetônico de São Paulo
Preservação da história e da arte (SP)
Em 2008, o Auxiliar Administrativo do DR/SP, Helio Bertolucci Jr., pós-graduado em Produção Cultural e Novas Mídias pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, decidiu criar um blog, apenas como um hobby.

O objetivo era registrar o patrimônio arquitetônico e paisagístico da cidade de São Paulo, em especial antigas edificações que, por abandono e falta de manutenção, correm o risco de desaparecer. Assim nasceu o www.chega-de-demolir.blogspot.com. “Tirei essa ideia do site argentino ‘Basta de Demoler’, que é editado em Buenos Aires. Entrei em contato com a equipe e resolvi trazer o projeto para a cidade de São Paulo”, conta Helio, que trabalha no SESC desde 1988.

O site, com muitas fotos, dicas de preservação, links para órgãos ligados à arquitetura e urbanização, e dicas de leitura sobre o assunto, chamou a atenção do jornal Folha de São Paulo e foi tema da reportagem publicada no mês de junho: “Chega de Demolir vira alerta on-line”. Para Helio, foi o maior reconhecimento por seu trabalho. “Um dia, uma jornalista da Folha de São Paulo entrou em contato perguntando sobre meu blog, mas como faço muitos, inclusive pessoais, eu não sabia a qual ela se referia. O Chega de Demolir rendeu uma matéria de página exclusiva, mas só me dei conta quando vi no meu e-mail os comentários de vários conhecidos. Foi ótimo!”, relembra.

O sonho do blogueiro é que essa iniciativa se espalhe por todo o país. “Gostaria que outras pessoas fizessem isso em outras localidades, como Rio de Janeiro, as cidades históricas de Minas Gerais etc. Seria importante para que a população se preocupasse mais em cuidar do patrimônio arquitetônico, que é uma riqueza no Brasil”, afirma Helio.