LITERATURA NO MUNDO DIGITAL
Projeto Autores & Ideias, do DR/PR, incentiva o debate
sobre a integração entre cibercultura e ciberliteratura
Um debate bem real sobre o mundo virtual

Site, e-mail, blog, microblog, redes sociais, enfim, a humanidade vive atualmente uma era de proliferação de meios de informação interativos, onde qualquer pessoa pode expor seus pensamentos, opiniões, trocar ideias e experiências. Isso pode ser a "morte" de livros, jornais e revistas em papel? Em meio a este cenário, o DR/PR lançou em maio de 2010 o projeto Autores & Ideias.

O número de blogs ativos no mundo hoje é de quase 71 milhões segundo o Technorati, indexador de diários virtuais. O Brasil é o segundo país em número de registros de acordo com Rick Klaus, diretor executivo do Blogger.com. Ficamos atrás apenas dos EUA e à frente de Turquia, Espanha, Canadá e Reino Unido. Os temas são os mais variados possíveis e os autores misturam-se entre personalidades e pessoas comuns. Estudantes, profissionais de todas as áreas, homens, mulheres e até crianças, usam esse meio para se expressar e levar as suas ideias aos quatro cantos do mundo.

Claro que toda essa mudança acabou por influenciar também a literatura tradicional, que vem se adaptando ao enorme leque de novas opções aberto pela tecnologia. E esse é o mote do Autores & Ideias. Marcio Norberto, coordenador do projeto, explica que o objetivo principal é reunir autores para discutir ideias que sejam de relevância para a sociedade e é daí que vem o título. "Importante destacar que os debates acontecem sempre pelo viés da literatura, por se tratar de um evento literário", lembra. De maio a novembro, o Autores & Ideias percorre as cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Pato Branco e Cascavel para ampliar o debate sobre a cibercultura, com mesas-redondas, workshops e oficinas, sobre temas como blogs, Twitter, produção literária, hipertexto poético, entre outros. Cerca de 300 pessoas já participaram das atividades e quem mais estiver interessado pode entrar em contato diretamente com as unidades para fazer sua inscrição. Os telefones e endereços estão no site www.sescpr.com.br.