O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player





















Solidariedade multiplicada
Com 640 inscritos, voluntariado do Mesa Brasil SESC oferece oportunidade e valorização de talentos

Voluntários do Mesa Brasil SESC encontram no programa oportunidades que vão além da ajuda ao próximo. Escolhidos para atuarem em áreas técnicas, administrativas e operacionais, eles selecionam e higienizam alimentos, ajudam na entrega de doações, auxiliam em campanhas, na realização de cursos, oficinas e outras ações educativas. Os voluntários também participam de palestras, onde são orientados e treinados e têm o trabalho ainda mais valorizado.

De acordo com a pesquisa da Rede Brasil Voluntário, realizada pelo Ibope Inteligência em 2011, o Brasil registra hoje 35 milhões de pessoas que já atuaram como voluntários. Nos últimos dez anos, o número subiu de 18% para 25%. De cada quatro brasileiros um já fez trabalho voluntário. Cada vez mais, pessoas em todo país dedicam algumas horas do dia por semana para auxiliarem trabalhos sociais.

Ano passado, o Mesa Brasil SESC contou com a participação de 640 voluntários em todo país. Parte deles estão em Minas Gerais, estado que oferece o projeto Voluntariado Sustentável. Nele, os participantes aprendem gratuitamente a selecionar alimentos, evitar o desperdício, ter uma alimentação saudável e reciclar. Segundo a coordenadora do programa, Claudilene Cristina Bastos, o objetivo é oferecer atividades e oficinas que possam ajudar o voluntário a aumentar sua renda e contribuir para a preservação do meio ambiente.

"Muitos dos voluntários que vinham até o Mesa Brasil eram de baixa renda, estavam desempregados e queriam desenvolver alguma atividade. Por isso, decidimos capacitá-los e ajudá-los. O trabalho deu tão certo que alguns voluntários já estão conosco desde o lançamento do programa em Minas Gerais, há nove anos", conta a coordenadora.


Todos os dias, voluntários do Mesa Brasil auxiliam na seleção dos alimentos, higienização e entrega das doações.

Mobilização no país inteiro As unidades mineiras recebem voluntários com os mais variados perfis e idades. Há jovens recém-formados em busca de experiência e idosos já aposentados que procuram novos desafios. Com 35 anos, o estudante de filosofia Cristiano Ferreira já trabalha há três como voluntário no Mesa Brasil SESC. Atualmente, ele ajuda a separar alimentos, monta cestas básicas, auxilia na organização de arquivos e no desenvolvimento de oficinas de reaproveitamento de alimentos Belo Horizonte.


Voluntários participam ainda de palestras, oficinas e cursos de reciclagem, reaproveitamento de alimentos e alimentação saudável.

"Mudei depois que ingressei no programa. Até mesmo minha saúde melhorou porque passei a me alimentar de maneira mais saudável. Aqui, vejo que o pequeno esforço de cada um se multiplica em inúmeras cidades e mobiliza pessoas no Brasil inteiro. Me sinto recompensado porque sei que meu trabalho faz diferença para muitos", afirma Cristiano, que viajou por todo estado no fim de 2011 para auxiliar nas doações do SESC Solidário em Minas Gerais.

No Nordeste, o Mesa Brasil SESC em Sergipe também acompanha de perto seus voluntários, orienta-os em suas tarefas e promove integração social em programas sociais da região. Há um ano voluntária do Mesa Brasil SESC na comunidade de Mosqueiro em Aracajú, a pedagoga Maria de Lourdes Santos dedica suas sextas e sábados ao voluntariado. "É gratificante. Aqui posso fazer um trabalho maravilhoso que permite troca de experiências e enriquecimento pessoal", afirma.

Junto com mais 11 voluntários, Maria de Lourdes auxilia os trabalhos de seleção, higienização e doação dos alimentos do Mesa Brasil SESC. Ela também é responsável pelo cadastro de famílias da comunidade e convoca novos voluntários da própria comunidade em que trabalha. "É preciso ter disposição, mas a recompensa é ver no rosto de crianças, jovens e adultos a satisfação de receber as doações. A comunidade fica mais unida, e claro, mais saudável", completa.

Entre em contato com o Mesa Brasil SESC de sua região e saiba como participar do programa de voluntários .

Acesse a pesquisa da Rede Brasil Voluntário, realizada em 2011 pelo Ibope Inteligência para celebrar a década do Voluntário