Mesa Brasil

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Quem doa
Por intermédio do Mesa Brasil Sesc, as empresas exercitam a responsabilidade social e sensibilizam seus colaboradores para engajamento no combate ao desperdício de alimentos e redução da fome no país.

Com um trabalho de captação de parcerias, a equipe técnica sensibiliza as empresas para participarem do Programa. Elas podem disponibilizar gêneros alimentícios, perecíveis, não perecíveis e semiperecíveis, produtos de limpeza, higiene e serviços, como transporte e pessoal de apoio. Assim, os doadores exercitam a responsabilidade social por meio de ações que reduzem o desperdício de alimentos no Brasil.


Parceiros nacionais do Programa Mesa Brasil Sesc

;
   



Depoimentos:

Danone
A Danone é grata por poder contar com o Programa Mesa Brasil que, além de nos ajudar a reduzir o desperdício, se propõe também a gerar oportunidades de acesso a alimentos a tantas pessoas! Por meio do Programa Mesa Brasil, o SESC cria a ponte entre quem precisa do alimento e quem pode oferecê-lo, gerando possibilidades de muitas pessoas terem acesso a alimentos gostosos e saudáveis. A doação de produtos ao Programa é mais uma forma de a Danone continuar cumprindo sua missão de levar saúde e nutrição ao maior número de pessoas possível, em todas as etapas do seu processo."

Lucas Urbano Gerente de Sustentabilidade - Danone
Unilever
A parceria com o Mesa Brasil fortalece ainda mais a visão da Unilever de trabalhar para criar um futuro melhor todos os dias. Um de nossos objetivos visa melhorar as condições de saúde e bem estar de nossos consumidores, assegurando que nossos produtos atendam às necessidades das pessoas em todos os lugares, proporcionando uma alimentação equilibrada, boa higiene e a confiança proveniente de roupas limpas, cabelos bem tratados e pele bonita. Estamos certos de que nossa parceria contribui na busca da minimização da escassez de alimentos e a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas."

Juliana D. Marra Gerente de Assuntos Governamentais - Unilever Brasil
Walmart
Hoje sabemos que sustentabilidade e segurança alimentar têm tudo a ver com combate ao desperdício. Foi na experiência de parceria com o programa Mesa Brasil SESC que o Walmart Brasil aprofundou essa reflexão, por meio da prática de doações de alimentos com as quais beneficia diversas instituições assistenciais. Quando o programa completou 10 anos em 2013, nos sentimos parte dessa trajetória, em que o Mesa Brasil SESC contabilizou mais de 300 mil toneladas distribuídas em todo país. Nós do Instituto Walmart trabalhamos para que nos próximos 10 anos esse número se multiplique cada vez mais, combatendo o desperdício e promovendo melhores padrões de nutrição entre brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade."

Adriana Mariano Gerente do Instituto Walmart
Atacadão
Eu pessoalmente conheço o programa Mesa Brasil desde o seu início na cidade de São Paulo, quando tinha o nome de Mesa São Paulo. 
Desde então sempre admirei a forma eficiente do SESC coletar os alimentos que não têm mais valor comercial em nossas lojas, mas que ainda são extremamente nutritivos e necessários para a alimentação de milhares de pessoas. No início do programa Mesa São Paulo, nossa empresa possuía poucas filiais espalhadas pelo país, e a parceria era realizada somente em algumas de nossas unidades. Foi então que em 2009, com o trabalho da nossa equipe de comunicação, conseguimos oficializar a parceria com quase todas as nossas unidades que temos pelo Brasil. Estamos muito felizes com esta parceria, pois reflete a nossa preocupação com a responsabilidade social na busca pela sustentabilidade. Temos certeza de que contribuímos significativamente para a alimentação digna de milhares de pessoas carentes pelo país."

Marcos Tasso Gerente de Recursos Humanos
Atacadão Distribuição Com. Ind. Ltda.

Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) acompanha toda a trajetória da produção agrícola, desde a decisão do agricultor na hora de plantar até a chegada do alimento à mesa do consumidor. E dentro de nossa atuação- com o intuito de regular os preços de mercado- compramos, diretamente do produtor, sacas de feijão, leite e outros itens oriundo da agricultura familiar. São produtos perecíveis que precisam de uma distribuição rápida e eficaz. E isso é possível através da parceria com o Mesa Brasil: distribuir esses alimentos, no tempo hábil, a quem precisa. Vale frisar a importância dessa ação, que contempla as duas pontas: gera renda a quem produz e leva alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional."

Maria de Lourdes Nienkoetter Gerente de operações
Conab

Carrefour
A parceria com o Programa Mesa Brasil SESC reforça o compromisso social do Grupo Carrefour: promover ações que possibilitem o acesso a uma alimentação saudável e que, em consequência, contribua diretamente para a redução da fome no país. Uma das nossas principais frentes sociais é o Programa "Parceria que Alimenta", que faz a doação de mantimentos a milhares de pessoas que necessitam de ajuda por meio de parcerias com Bancos de Alimentos. Esta nova união possibilitará a expansão do "Parceria que Alimenta", promovendo a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde o Carrefour atua. É também uma oportunidade de promover a mobilização dos nossos colaboradores em prol de uma causa tão importante e, assim, incentivar a solidariedade dentro e fora de nossas unidades."

Karina Chaves
, coordenadora de Responsabilidade Social dos supermercados Carrefour
Dia Nacional da Coleta de Alimentos
Participo da Coleta desde sua primeira edição em 2006, quando os amigos da Itália nos mostraram como funciona a segurança alimentar. Desde 2009 trabalho como coordenador nacional e nessa posição pude amadurecer muito a percepção da Coleta, pois tomo conhecimento de fatos de todo o Brasil. Assim, acredito que o Dia Nacional da Coleta de Alimentos está contribuindo expressivamente em três pontos principais: alimentos doados a quem precisa; divulgação do trabalho cotidiano dos Bancos de Alimentos; sensibilização do público aos temas relacionados à pobreza e insuficiência alimentar. Mas a principal contribuição acontece em nível educativo: quem participa pode se dar conta mais facilmente de que o ato de doar realiza a nossa natureza e que a caridade para com os outros é possível porque nós, em primeiro lugar, somos objetos de caridade."

Francesco Tremolada Cordenador Nacional do Dia Nacional da Coleta de Alimentos
Panificação Jaraguá
Soubemos da existência do projeto através do próprio SESC. Resolvemos nos engajar, pois vimos a seriedade, a organização e também o quanto os receptores ficam felizes ao receber esse auxílio. é muito gratificante poder ajudar, principalmente pela certeza de que a doação realmente chega. O trabalho é perfeito, e me encorajou a procurar mais 12 panificadores para contribuir."

José Olindino
, 62 anos, empresário da Panificação Jaraguá, doadora do Mesa Brasil SESC em Maceió, Alagoas, há três anos
.
Stop Frutt
Tudo começou quando eu vi na televisão que o SESC estava implantando o Mesa Brasil no Rio de Janeiro. Na época eu tinha uma loja no Ceasa e o desperdício era muito grande. Hoje, todas as lojas do Stop Frutt contribuem para o Mesa. É um trabalho muito importante, e a higiene, a dedicação e a organização são impressionantes. O SESC faz um trabalho que poucas pessoas fazem. E a tendência é que nosso vínculo se fortaleça. Nós aumentamos a produção e eles o potencial de trabalho. Espero continuar doador ainda por muito tempo."

Iran Bonfim, 40 anos, empresário do Stop Frutt
O mercado Stop Frutt foi primeiro estabelecimento doador do Mesa Brasil SESC em Maceió, Alagoas.

Supermercado Unicompra
Eu só tenho a elogiar a organização do pessoal, a preocupação com a limpeza e a educação de todos - que vai da nutricionista, que inspeciona o recolhimento dos alimentos, ao motorista - sem exceção. É muito gratificante para nós ajudarmos, pois a seriedade desse trabalho é imensaEu só tenho a elogiar a organização do pessoal, a preocupação com a limpeza e a educação de todos - que vai da nutricionista, que inspeciona o recolhimento dos alimentos, ao motorista - sem exceção. É muito gratificante para nós ajudarmos, pois a seriedade desse trabalho é imensa."

Nelson Ferro Dias
, 39 anos, gerente do Supermercado Unicompra, Arapiraca, Maceió. O Unicompra é vinculado ao Mesa Brasil SESC há cerca de três anos.