Trabalho Social com Idosos
Histórico

Desde o início da década de 1960 o SESC realiza atividades para promover a saúde integral dos idosos. O Trabalho Social com Idosos começou em São Paulo, no SESC Carmo. Na época, os idosos iam ao SESC para procurar atividades de lazer que ocupassem o tempo livre.

Logo outras unidades incorporaram o programa, que passou a valorizar a transformação social. Foram criados grupos de convivência que desenvolviam diversas atividades interativas entre idosos, e também entre idosos com pessoas de todas as idades.

Por conta reconhecimento internacional do Trabalho Social com Idosos, o SESC participou de duas Assembleias Mundiais sobre o Envelhecimento da ONU: em Viena (1982) e em Madri (2002). Além disso, participa desde 2002 do Conselho Nacional de Direito do Idoso e colaborou com a formulação da Política Nacional do Idoso (1994) e do Estatuto do Idoso (2003), ambos do Governo Federal.


Você sabia?
A Organização das Nações Unidas estima que até 2050, o número de pessoas acima de 60 anos aumentará de 600 milhões para 2 bilhões em todo o mundo. No Brasil, o desenvolvimento permitiu avanços da medicina e da qualidade de vida, e estima-se que existam 28,5 milhões de idosos no país até 2020.