ArteSesc

Com o compromisso de difundir a arte pelo país, o  ArteSesc leva ao público exposições, cursos, palestras, oficinas e debates sobre os mais diversos artistas brasileiros. Presente em 80 cidades brasileiras, o ArteSesc é renovado a cada ano, quando ganha dois novos artistas para a coleção.

Todas as exposições são acompanhadas por materiais educativos, com conteúdo didático e abordagens diferenciadas para o público escolar. O ArteSesc elabora ainda catálogos com informações complementares sobre as obras e os artistas.  

Desde a criação do ArteSesc em 1981, mais de 30 mostras de artes visuais diferentes já passaram por quase todos os estados brasileiros. Milhares de espectadores já tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos e experiências sobre a produção artística brasileira. Atualmente o ArteSesc busca promover produções modernas e contemporâneas, relacionadas com materiais multimídia e de experimentação.

Público-alvo:
● Comerciários, usuários e seus dependentes
● Crianças, adultos e idosos
● Estudantes de artes e design

Objetivos:
● Oferecer ao público arte, conhecimento e cultura
● Difundir o trabalho de artistas brasileiros
● Apresentar os contextos da produção artística brasileira contemporânea
● Promover intercâmbio e diálogos entre o público, artistas e profissionais da arte
● Estimular a incorporação de meios multimídia e materiais artísticos de experimentação

Quando acontece?
As exposições do ArteSesc circulam de janeiro a dezembro, em estados de todo Brasil.

Atividades complementares:
● Cursos
● Oficinas
● Seminários, debates e palestras
● Ateliês

 

Como funciona?

1- Anualmente o Sesc convida dois artistas para exporem seus trabalhos nas galerias de arte da entidade, espalhadas por todo país.
2- As obras são selecionadas e o Sesc produz folhetos, catálogos e materiais didáticos de acompanhamento.
3- São elaboradas as palestras, oficinas e lançamentos.
4- A jornada da mostra começa em uma cidade escolhida. Cada exposição fica até 12 meses em cada estado.

 

Como começou?

1976 | O Sesc começou a divulgar movimentos artísticos famosos em todo mundo, como expressionsmo e impressionismo. Realizava suas mostras em galerias de arte e ateliês.

1981 | Surge o ArteSesc e as unidades recebem mostras individuais e coletivas, de artistas de diversas regiões, além de palestras e oficinas sobre arte.

1998 |  Entra em cartaz a exposição “A Gravura de Lazar Segall - Poesia da Linha de Corte”. Segall nasceu na Rússia e chegou ao Brasil em 1913, quando ilustrou a natureza e etnia dos brasileiros. Começa também a mostra “Impressionismo - História e seus Reflexos”.

2005 | O ArteSesc lança a exposição “O Cumpadre de Ogum”, com 31 serigrafias do pintor Carybé, nascido na Argentina, naturalizado do Brasil, autor de obras de Jorge Amado e Rubem Braga.

2007  | O ArteSesc recebe selo de qualidade do Ministério da Cultura.