Ensino Fundamental
A proposta do Ensino Fundamental no Sesc reflete o papel social da educação, na formação de estudantes críticos e participativos e em uma escola dinâmica, que ultrapasse a transmissão de informação e se comprometa com a aprendizagem.

A ação pedagógica visa à formação de crianças, adolescentes e jovens autônomos, críticos e protagonistas no seu contexto sociocultural. Garantir o acesso aos conhecimentos produzidos pela história da humanidade e contribuir para a formação da cidadania são os objetivos primeiros das instituições educativas e do Ensino Fundamental.

A escola é um espaço de ensino, aprendizagem e vivência de valores. O cotidiano escolar precisa estar repleto da vida que acontece fora de seus muros, considerando as realidades dos estudantes em todos os momentos e situações escolares.

Estudantes, professores, famílias, diretores, coordenadores e funcionários são os principais atores e agentes educativos e cada um com seus saberes, adquiridos em suas experiências dentro e fora da escola, compõem um roteiro multicultural que contribui para a ação educativa.

Cada sujeito é parte integrante desta rede e precisa ser considerado nas relações que acontecem nas salas de aula. Não é só o aluno que aprende nem só o professor quem ensina. Ambos compartilham essas experiências, ainda que de modo diferenciado.

Características

As escolas do Sesc fundamentam sua organização administrativa e técnico-pedagógica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, nos documentos normativos do MEC e na Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental no Sesc, referência para formulação dos projetos político-pedagógicos desenvolvidos por nossas escolas nas diferentes regiões do país.

O ambiente físico é estruturado em consonância com os valores e princípios que orientam as práticas pedagógicas, de modo a oferecer espaços adequados ao desenvolvimento infanto-juvenil, como quadras esportivas, piscinas, salas de aulas com recursos didáticos, laboratórios de informática, bibliotecas e/ou salas de leitura, parques infantis, entre outros.

Em sua maioria, as escolas estão localizadas nos Centros de Atividades, favorecendo a participação dos alunos nas ações realizadas nos campos da cultura, dos esportes, do lazer e da saúde, sempre permeadas pelo caráter educativo.

O investimento na formação continuada dos profissionais das escolas propicia um espaço educativo de diálogo constante com as famílias e a comunidade local.

Abrangência

Atualmente, o Ensino Fundamental está presente em 82 escolas de 22 estados e na Estância Ecológica Sesc Pantanal, abrangendo mais de 20 mil estudantes em todo Brasil. A oferta dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) é realizada em dez estados.

História

O Ensino Fundamental foi implantado, inicialmente, nos estados de Amazonas e no Mato Grosso, em 1995 e 1997, respectivamente, e sua expansão ocorreu a partir de 2000, como resposta à grande demanda, oriunda da clientela de Educação Infantil.

O crescimento no atendimento à comunidade, ocasionou a implantação dos anos iniciais, 1º ao 5º ano, e a ampliação em algumas escolas do Sesc com a oferta dos anos finais (6º ao 9º ano).

O reconhecimento da qualidade da educação básica desenvolvida pelo Sesc vem exigindo o investimento na oferta deste nível da Educação Básica, destinada a faixa etária de 6 a 14 anos, abrangendo do 1º ao 9º ano.