o sesc nos estados

















Escola Sesc de Ensino Médio
O Sesc iniciou em 2008 um projeto pioneiro na área de educação. A Escola Sesc de Ensino Médio, localizada na Barra da Tijuca (RJ). Uma escola-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos de todo o país. Inaugurada em 19 de fevereiro de 2008, com 176 alunos, hoje a unidade opera com capacidade plena: são 500 estudantes nas três séries do Ensino Médio, que moram nas vilas residenciais, junto com professores e gestores.

As turmas têm no máximo 15 estudantes, com idades entre 13 e 18 anos. O projeto pedagógico da Escola se baseia na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica e da educação profissional. O regime de horário integral possibilita a oferta de atividades educativas em salas de aula e extraclasse em diversos espaços externos e internos da Escola, tais como: Centro de Liderança, Teatro, Laboratórios, Oficinas, Salas de Artes, Música e Dança, Biblioteca e Complexo Esportivo.

Para ingressar na instituição o estudante precisa participar de um processo de seleção composto por prova objetiva e dinâmica de grupo. As pré-inscrições são abertas no meio do ano. A prova é aplicada no mesmo dia e horário, em todas as unidades federativas. Os aprovados passam então pela entrevista, etapa considerada fundamental, pois é por meio dela que se verifica se toda a família está realmente preparada para participar do projeto da Escola.

Histórico

A Escola recebe jovens de todo o Brasil que expressam a heterogeneidade da educação brasileira, o que faz com que o processo educativo da escola comece por meio do reconhecimento das necessidades diferenciadas dos estudantes.

Cerca de 54% dos estudantes vêm de famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos. Ao ingressarem na escola, todos os alunos recebem gratuitamente o material pedagógico, incluindo um lap top, e têm à disposição aulas paralelas de recuperação, que os auxiliam em possíveis defasagens educacionais.

Além da grade curricular tradicional, os alunos contam com oficinas e cursos de qualificação profissional e participam de três viagens, de caráter pedagógico, a São Paulo, às cidades históricas de Minas Gerais e ao Pantanal. Os estudantes ainda concorrem por uma seleção interna a um intercâmbio nos Estados Unidos.

Em sua primeira participação no Exame Nacional de Ensino Médio – Enem, realizada pela turma de 2008, a Escola Sesc foi classificada em 23º lugar no ranking nacional e teve a 10ª colocação entre as escolas do Rio de Janeiro. Além disso, registrou a 14ª melhor média nacional em redação.

Na edição do Enem de 2011, a Escola Sesc obteve a 32ª colocação no ranking nacional, levando-se em conta o resultado da redação. No estado, ocupou a 7ª posição e a 6ª na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados expressam a dimensão do trabalho desenvolvido ao longo desses cinco anos, que registra um alcance de 95% de aprovação nas universidades públicas e particulares com bolsa integral, em todo o país.

Estrutura

A Escola Sesc de Ensino Médio ocupa uma área de 130 mil metros quadrados. O campus é totalmente informatizado, projetado para ser um ambiente wireless (rede de comunicação sem fio). Os estudantes moram na Vila Acadêmica, composta por quatro prédios, dois para alunos e dois para alunas. Os quartos são compartilhados por três estudantes, todos de estados diferentes. Nos andares há ainda salas de estudo e copas de apoio e em cada um reside um professor com sua família.

Os demais membros do corpo docente da Escola moram com suas famílias na Vila dos Professores. O campus conta ainda com teatro, biblioteca, ginásio coberto, quadras poliesportivas, piscina semi-olímpica, campo de futebol, sala de dança, ginástica, e musculação.

No projeto arquitetônico da Escola houve uma preocupação especial com o aspecto socioambiental. Um exemplo é o canal coletor de água, para o uso nos jardins e na limpeza do campus. No piso dos corredores, as tábuas de madeira foram substituídas por tábuas ecológicas, feitas de plástico reciclado. O projeto previu ainda o teto verde, um jardim de vegetação rasteira sobre o telhado que ameniza a temperatura no interior da construção.