Caicó terá mostra de cinema expressionista alemão

 

O Sesc Seridó exibe, a partir desta segunda-feira (13), a Mostra de cinema “Sombras que Assombram” com filmes do Expressionismo Alemão.

Reflexo de uma Alemanha arrasada e humilhada no pós 1ª Guerra Mundial O Expressionismo Alemão pode ser considerado uma fusão entre o pessimismo e o cenário desolador encontrado no país no pós-guerra (1914-1918) com a tradição da literatura fantástica alemã. O movimento influenciou gerações se tornando referência no cinema de gêneros como o de terror e o noir.

O filme de abertura da Mostra será “O Gabinete do Dr. Caligari” (1919), de Robert Weine. A Mostra acontece até o próximo dia 24 de abril e também terá na programação clássicos como: “O Golem” (1920), “Nosferatu” (1922) e “Metrópolis” (1927).

Na abertura da Mostra, haverá um bate-papo com o jornalista e crítico de cinema caicoense Raildon Lucena, que falará sobre a importância do Expressionismo Alemão e sua influência na cultura contemporânea.

"A Mostra promovida pelo Sesc será uma oportunidade para os cinéfilos e as pessoas que apreciam o bom cinema conhecerem um pouco mais sobre essa escola de cinema que retrata, muito bem, o mal-estar daquela época", afirmou.