Orson Welles terá mostra com entrada franca em Curitiba


Filmes serão exibidos no Sesc Água Verde
 

Se ainda estivesse vivo, o cineasta George Orson Welles completaria em maio deste ano seu centenário. Para celebrar o marco, o Sesc Água Verde apresenta, até o mês de junho, a mostra “O Cinema de Orson Welles”. Realizado às segundas-feiras, sempre às 19h, a exibição dos filmes tem entrada gratuita. 

Welles se destacou em 1938, quando produziu uma transmissão radiofônica intitulada “A Guerra dos Mundos”, adaptação da obra de Herbert George Wells, na qual narrou durante a programação uma falsa invasão de extraterrestres, provocando pânico nos ouvintes. 

A projeção dos filmes na mostra tem como objetivo apontar a expressão cultural do cineasta por meio das vanguardas cinematográficas do seu tempo e da perspectiva do pensamento social sob seu ponto de vista. A entrada é franca e a classificação dos filmes é a partir de 12 anos. 

Veja o cronograma de exibição da mostra: 

11 de maio, às 19h 

A Dama de Shangai (The lady from Shangai) 

EUA, Drama, 1947, P&B, 87 min 

Sinopse: Michael é um marinheiro que vê Elsa passeando de charrete no parque. Ele a ajuda quando ela é assaltada por três homens, levando-a até seu carro. No dia seguinte, Michael recebe a visita de Arthur, marido de Elsa, e um advogado criminalista consagrado, que deseja que ele trabalhe em seu iate durante uma viagem que o casal fará. Inicialmente relutante Michael aceita o trabalho devido à atração que sente por Elsa. 

18 de maio, às 19h 

Macbeth (Macbeth) 

EUA, Drama, 1948, P&B, 107 min 

Sinopse: Baseado na obra literária de Willian Shakespeare, “Mostra Macbeth”, um homem simples é designado por feiticeiras a se tornar rei. Conquistando as batalhas com muita violência e sangue, sua mente vai ficando cada vez mais conturbada, o que viria a ser sua ruína. 

25 de maio, às 19h 

Mr. Arkadin (Mr. Arkadin) 

França/Espanha/Suíça, Drama, 1955, P&B, 93 min 

Sinopse: Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. Quando a procura de Straten por todo mundo revela a sórdida origem da fortuna de Arkadin, testemunhas começam a morrer. 

1º de junho, às 19h 

A Marca da Maldade (Touch of Evil) 

EUA, Drama, 1958, P&B, 95 min 

Sinopse: Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas, um chefe da polícia mexicano em lua-de-mel, em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan, um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para manter o controle da situação. 

8 de junho, às 19h 

O Processo (The Trial) 

Alemanha /França/Itália, Drama, 1962, P&B, 118 min 

Sinopse: Joseph K. é um homem reservado, que vive em uma pensão e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia, que lhe informa que está preso, mas não o leva sob custódia. Durante o processo, Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar a disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta. 

15 de junho, às 19h 

Falstaff (Falstaff) 

França/Espanha/Suíça, Drama, 1965, P&B, 119 min 

Sinopse: O cavaleiro bêbado e obeso Sir John Falstaff é amigo do Príncipe Hal, herdeiro do trono da Inglaterra. Juntos os dois se divertem, correm riscos, bebem, aprontam e desenvolvem uma intensa relação. Quando Hal assume o trono e se torna Henrique V, Falstaff vislumbra mudanças, que logo acontecem. 

22 de Junho, às 19h 

Verdades e Mentiras (For fake) 

Alemanha/França/Irã, Documentário, 1973, P&B, 90 min 

Sinopse: Em seu último filme completo, o diretor desmistifica um grupo de falsificadores formado por Elmyr de Hory, perito em cópias de quadros famosos, e seu confidente Clifford, responsável pela biografia de Howard Hughes que é lembrada como a maior falsificação da década de 1970. 

29 de junho, às 19h 

Dom Quixote (Don Quijote) 

Espanha/EUA/Itália, Drama, 1992, P&B, 116 min 

Sinopse: Após ler muitos romances sobre cavaleiros e suas histórias heroicas, Dom Quixote decide viajar pelas estradas da Espanha junto com seu escuteiro Sancho Pança para proteger os fracos e fazer caridades. Welles mergulhou na obra de Cervantes por meio dos personagens que viajam pela Espanha de 1960, dando uma visão única de personalidades e de tradições culturais do país. 

Serviço 

O Cinema de Orson Welles 

Quando: Até 29 de junho, sempre às segundas-feiras, às 19h 

Onde: Sesc Água Verde (Avenida República Argentina, 944 – Água Verde) 

Quanto: Entrada franca 

Classificação: 12 anos 

Mais informações: Pelo site www.sescpr.com.br e pelo telefone (41) 3340-2450 


ANTERIOR 
Ministro da Coreia do Norte é executado com míssil antiéreo 
CONTEÚDO RELACIONADO 


‘Assassin’s Creed Syndicate’ será lançado em outubro 
12 de mai de 2015