Projeto Sorrindo para o Futuro tem nova edição nas escolas florenses

 

O programa 'Sorrindo para o Futuro', implantado no município desde 2013, leva a todas as escolas municipais e estaduais de educação infantil um profissional da área odontológica, com o objetivo de promover a escovação correta e melhorar os hábitos de higiene bucal dos pequenos. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Flores da Cunha e o Sesc, tendo gerado resultados positivos e intensificado a formação de hábitos saudáveis nas escolas.


Neste ano, a nutricionista da Prefeitura, Ana Caroline De Carli Paludo, passou a integrar o projeto, ampliando a difusão de conhecimentos a respeito da saúde e qualificando a iniciativa. “Através de atividades lúdicas temos o objetivo de falar sobre a alimentação saudável e os alimentos cariogênicos, que (são aqueles que) favorecem o aparecimento da cárie. Tudo para melhorar a saúde bucal das crianças”, comenta Ana.


A odontóloga responsável, Betânia Curra, e Ana Caroline iniciaram na terça-feira, dia 28, os trabalhos com os alunos da educação infantil da escola 1º de Maio. As crianças ganharam um kit higiene composto por escova de dente, pasta e fio dental. Durante a ação as crianças aprenderam como realizar uma boa escovação e foram avaliadas individualmente pela dentista, e medidas e pesadas pela nutricionista. A escovação, a saúde bucal e o peso dos estudantes serão monitorados ao longo do ano pela dupla, que encaminhará para as unidades básicas os alunos que precisarem de tratamento. Nestes casos os pais receberão um bilhete da escola avisando sobre a necessidade de tratamento.


A ação contempla aproximadamente 550 alunos de 12 escolas de Flores da Cunha, oito municipais e quatro estaduais. Na escola Leonel de Moura Brizola, onde há o turno integral, o projeto contemplará os alunos até o 5º ano. Já na Tancredo de Almeida Neves a ação contempla até o 4º ano.