Sesc Saúde realiza Campanha do Dia Nacional de Combate à hipertensão

 



Nos dias 27 e 28 de abril durante todo o dia, o Sesc Saúde realiza a Campanha do Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

 

Nos dias 27 e 28 de abril durante todo o dia, o Sesc Saúde realiza a Campanha do Dia Nacional de Combate à Hipertensão. A proposta é levar às empresas informações sobre a patologia, índices, sinais e sintomas, tratamentos e medidas de prevenção da hipertensão. Além de aferir a pressão arterial sistêmica das pessoas que passarem pela ação.

Segundo o caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde, a hipertensão afeta de 11 a 20% dos adultos com mais de 20 anos e cerca de 23% de toda a população brasileira é hipertensa.

Hipertensão - A hipertensão é uma doença que atinge desde crianças a idosos. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade do coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebe-lo de volta. Como consequência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com a atividade física, agitação e estresse. Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9.