• 24/04/2015
  • O Imparcial (P. Prudente - SP)

Circuito Sesc de Artes oferece ações gratuitas em 108 cidades

 

A partir desta sexta-feira, o Circuito Sesc de Artes – Conectando lugares, circulando ideias oferece atividades culturais gratuitas em 108 cidades do Estado de São Paulo. Realizado pelo Sesc São Paulo, o evento chega a sua edição de 2015 como o maior realizado até hoje e traz em sua programação diferentes manifestações artísticas. Neste ano, o evento percorre 108 cidades, seis a mais que em 2014. Na região de Presidente Prudente, participam da circulação os municípios de Lucélia, Adamantina, Presidente Venceslau e Osvaldo Cruz. 

A programação itinerante terá 12 roteiros diferentes, cada um deles percorrendo nove cidades. Serão 68 atrações e um total de 615 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), no período de 24 de abril a 10 de maio, com a participação de 392 artistas. 

Como nas outras edições, as apresentações serão realizadas em espaços públicos, com entrada gratuita, totalizando 547 horas de programação. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais. Para a coordenação dos trabalhos, 18 unidades do Sesc em todo o Estado serão envolvidas, fornecendo todo o apoio às cidades vizinhas que recebem a programação cultural. Em 2014, o 
projeto atendeu cerca de 280 mil pessoas. 

Cidades contempladas Lucélia, Adamantina, Osvaldo Cruz e Presidente Venceslau serão as cidades da região que recebem o Circuito Sesc de Artes deste ano. Nos municípios, atendidos pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, as atividades ocorrem em dois roteiros com programações diferentes que acontecem sequencialmente, cada um passando por três cidades. 

O primeiro roteiro passa por Lucélia em 8 de maio e Adamantina no dia 10, apresentando o show de Karol Konká; literatura “Baião de Spokens” e “Ocupação Literária – Banho de Leitura”; teatro “Cidade Proibida”, da Cia. Rústica; e arte ePelo outro roteiro, Osvaldo Cruz, no dia 9 e Presidente 
Venceslau, no dia 10. As atrações são o show “Samba do Baú com Graça Braga”; teatro “Otelo e a Noiva de Veneza”; circo “Roda Saia Gira Vida”; arte e tecnologia “Formas Corporais – Glitch”; literatura “Ocupação Literária – Leve Livro”; e dança “Bloco Sonoro”. 

Segundo Renata Salvador, gerente do Sesc Presidente Prudente, o circuito traz a possibilidade de quebrar o cotidiano e estimular os sentidos da população por meio da interação. 

“Uma programação diversa e provocativa que estimula ideias e formas de sentir e pensar. O Circuito Sesc de Artes democratiza a cultura e propõe a integração entre as mais diferentes manifestações artísticas e o público espectador. É uma oportunidade de articular arte, democracia e cidadania”, explica. 

Nessa edição, 106 cidades do interior de todo o Estado São Paulo serão percorridas em diferentes roteiros. Além da programação que é apresentada às sextas, sábados e domingos, o circuito também acontece na internet, pelo endereço sescsp.org.br/circuitosescdeartes, que traz conteúdos exclusivos, publicados diariamente, apresentando a identidade de cada cidade por meio de histórias. 
serviço 
CIRCUITO NA REGIÃO 
Lucélia 
8 de maio, sexta, das 17h às 22h 
Praça Luis Ferraz de Mesquita – Centro (Pátio da Estação 
Ferroviária) 
Adamantina 
10 de maio, domingo, das 16h às 21h 
Parque dos Pioneiros – Rua Sebastião Rombaldi – Vila Endo 
– Centro 
Osvaldo Cruz 
9 de maio, sábado, das 17h às 22h 
Avenida Brasil (em Frente à Igreja Matriz) 
Presidente Venceslau 
10 de maio, domingo, das 16h às 21h 
Praça Nicolino Rondó (Praça do Correio) – Avenida D. Pedro 
II – Centro