• 29/04/2015
  • O Estado de Mato Grosso do Sul

Literatura itinerante no MS


Projeto leva em unidades móveis a facilidade da leitura para comunidades em todo o Estado 

Desde 2008, o “Projeto BiblioSesc” leva a várias comunidades de Campo Grande e no interior do Estado uma biblioteca volante com mais de sete mil obras para consulta. “Temos opções para todas as idades e gostos. A proposta é incentivar e facilitar o acesso à leitura”, explica Regina Ferro, diretora regional do Sesc MS. São duas unidades móveis com uma biblioteca instalada em um caminhão adaptado com estantes, cadeiras e ar-condicionado. A circulação teve início na região das Moreninhas e depois passou por vários bairros. 

Projeto leva em unidades móveis a facilidade da leitura para comunidades em todo o Estado 

“O projeto também percorreu outras cidades do Estado, como Coxim, Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã e outras”, conta. 

O BiblioSesc busca levar a acessibilidade às comunidades atendidas, com uma grande variedade de obras que vão desde a literatura nacional e estrangeira, livros infantis, a jornais e revistas. “O critério a ser considerado para escolhas das obras é feito pelo nosso biblioteconomista que estuda a demanda dos clientes de acordo com os padrões estabelecidos pelo nosso Departamento Nacional, munido à missão do Sesc de proporcionar qualidade de vida por meio da Educação”, pontua a diretora. 

Livros das unidades móveis podem ser consultados e alugados pelos leitores Além da consulta local, também é possível emprestar os livros, tudo gratuitamente. 

Para isso, basta acompanhar o cronograma e comparecer ao local onde a unidade passará, munido com RG e comprovante de residência. “Profissionais treinados trabalham nas unidades orientando os visitantes na escolha da ampla opção de livros”, ressalta Regina. 

A escolha dos bairros é feita por uma análise do perfil do mercado onde o caminhão ficará estacionado. “Priorizamos escolas e mercados da periferia que não dispõem de acervo bibliotecário de fácil acesso, com o objetivo de encurtar a distância do potencial leitor ao livro”, destaca. 

O horário de atividade é das 9h às 16h30. O cadastro também é gratuito. “É feito o empréstimo de até dois livros por 14 dias, e de dvds de filmes ou documentários por três dias”, afirma. 

Todos os anos, a Biblioteca do Sesc realiza uma avaliação e seleção do seu acervo para retirar o material que não condiz mais com as técnicas da ABNT. 

“Os livros que não serão mais utilizados ficam à disposição para doação, que é feita após recebermos um ofício da instituição interessada, mediante a análise e aprovação de nossa direção”, esclarece. 

SERVIÇO – Mais informações pelo telefone (67) 3311-4300 ou pelo site: www.sescms.com.br.