o sesc nos estados

Mesa Brasil Sesc realiza ações de conscientização contra o desperdício de alimentos no Dia Mundial da Alimentação
Publicado em 11/10/2012
Atualizado em 31/10/2012

Dia Mundial da Alimentação é celebrado no Sesc

Mesa Brasil Sesc realiza ações contra o desperdício no Dia Mundial da Alimentação.
Criado em 1945 pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), para alertar o mundo sobre as populações em situação de fome, o Dia Mundial da Alimentação, promove no próximo 16 de outubro o debate sobre o desperdício de alimentos, da produção ao consumidor final. Em apoio a campanha mundial, o Sesc criou diversas ações simultâneas em suas unidades pelo Brasil, através do Mesa Brasil Sesc.

No país,o sistema brasileiro de abastecimento de alimentos dá prioridade aos produtos pré-preparados e embalados, comprados em grandes redes de supermercado, acompanhando fenômenos ocorridos na Europa Ocidental e América do Norte. O padrão tecnológico adotado na produção e transformação de alimentos compromete a qualidade da alimentação, fomentando hábitos não saudáveis pela população, gerando maus hábitos e desperdícios de alimento, material e energia.

Segundo a PNAD/2004, 14 milhões de pessoas ainda sofrem com a fome e a desnutrição, convivendo com algum grau de insegurança alimentar. Além da fome, cresce o número de pessoas com excesso de peso e obesidade. O fenômeno, conhecido por fome oculta, afeta todos os segmentos e classes sociais, associado a um maior consumo de alimentos ricos em gordura e açúcares, à automatização de atividades, e a redução de prática de atividade física.

O maior estudo epidemiológico realizado no Brasil sobre hábitos alimentares revelou que ate 90% da população ingerem uma quantidade muito abaixo da recomendada de nutrientes. A fome oculta é um problema nutricional acomete uma entre quatro pessoas, segundo dados do Banco Mundial.


O Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. 

Assim, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.


Programação do Sesc no “Dia Mundial Da Alimentação”:


Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, o Dia Mundial da Alimentação vai ocorrer no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital, em frente ao Mercado Público, tradicional ponto de compra e venda de alimentos. As atividades iniciam às 9h e seguem até 16h. Além de distribuição de material informativo e orientações sobre alimentação saudável, haverá aferição de peso, altura e IMC da população e oficina de sucos. Veja abaixo algumas das atividades programadas para as outras seis regiões do RS.

Com caráter educacional, o Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que arrecada e distribui alimentos a entidades carentes. Oficinas e palestras sobre aproveitamento integral do alimento são ministradas constantemente por nutricionistas junto às entidades participantes do projeto. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Comunidade, em Porto Alegre, pelo telefone (51) 3224-1268 ou por meio do site  www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

De 15 a 19 de outubro acontece Semana da Alimentação com ações em diversos pontos da cidade de Santa Maria. Entre as atividades estão: Orientações voltadas à alimentação saudável, avaliação nutricional, palestra e oficina de aproveitamento de alimentos, além de concurso de receitas.

Programação:

Porto Alegre
Data: 16/10
Horário: 9h às 16h
Local: Largo Glênio Peres
Ações: Aferição de peso, altura e IMC da população, orientação de cardápio para alimentação saudável, oficinas de sucos e distribuição de material informativo.

Cachoeira Do Sul
Data: 16/10
Horário: 14h às 17h
Local: Praça José Bonifácio
Ações: Orientação de cardápio para alimentação saudável e distribuição de material informativo.

Erechim 
Data: 16/10
Horário: 14h às 17h
Local: Anfiteatro do Sesc (Travessa Ernesto Bernardi, 71)
Ações: Palestra sobre o tema e concurso de receitas com produtos da região, em parceria com Clube Sesc Maturidade Ativa.

Rio Grande
Data: 16/10
Horário: 10h às 16h
Local: Sesc (Rua Silva Paes, 416)
Ações: Oficinas culinárias, orientação de cardápio, orientações de nutrição, distribuição de material informativo.

Caxias Do Sul
Data: 16/10
Horário: 10h às 14h
Local: Sesc (Rua Moreira César, 2462)
Ações: Aferição de peso, altura e IMC da população, orientação de cardápio para alimentação saudável.

Lajeado
Data: 16/10
Horário: 15h às 18h
Local: Feira do Produtor
Ações: Divulgação do Programa Mesa Brasil com entrega de material, palestra com o gerente da Epagri de Criciúma, Realdino Busarello, com o tema “A Cooperativa da agricultura familiar no desenvolvimento territorial sustentável”.

Santa Maria
Data: 16/10
Horário: 9h às 16h
Local: Praça Saturnino de Brito
Ações: Orientações de nutrição, orientação de cardápio para alimentação saudável, distribuição de material informativo, exposição de produtos da agricultura familiar e premiação do concurso de desenho com instituições sociais cadastradas no Mesa Brasil.


Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro a programação do Sesc para o Dia Mundial da Alimentação conta com o Seminário: Atuação do Serviço Social na Política de Segurança Alimentar e Nutricional com a formação de Redes; Mesa Redonda, com a participação de profissionais do setor; e uma apresentação de teatro de encerramento, no dia 16 de outubro.

No dia 19, acontece o Festival de Gastronomia, com a Feira da Sustentabilidade com oficinas, às 10h; Festival de Receitas, às 14h; e Apresentação teatral APAE Três Rios, encerrando o festival, às 17h.

Para obter mais informações sobre a programação acesse www.sescrio.com.br


São Paulo

Em São Paulo a programação para a Semana da Alimentação é vasta e compreende diversos programas do Sesc. Várias unidades do Sesc realizam palestras, oficinas, conversas e debates sobre alimentação, de 16 a 31 de outubro, com a participação de diversos palestrantes, convidados e cooperativas do setor.

Para obter mais informações sobre a programação completa e detalhada do Sesc em São Paulo acesse http://bit.ly/W7f5hj


Alagoas

O Mesa Brasil em Alagoas realiza atividades direcionadas ao publico e a comunidade em geral, com o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, Encontro de Manipuladores de Alimentos Arapiraca/ Palmeira dos Índios, além de uma palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional, no dia 16 de outubro, na unidade do Sesc em Arapiraca;  do Encontro de Manipuladores de Alimentos Maceió, no dia 19 de outubro, na unidade do Sesc em Guaxuma; do Lazer Solidário, de 22 a 26 de outubro, na unidade do Sesc em Arapiraca e Guaxuma; e do Concurso de Receitas de Aproveitamento Integral de Alimentos e do Cine Solidário, no dia 30 de outubro, na unidade do Sesc Ler em Palmeira dos Índios.

Para mais informações acesse www.sescalagoas.com.br


Amapá

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, 22 de outubro, o Sesc promoverá no Amapá  uma programação especial voltado para nutrição e educação alimentar. Na ocasião, os participantes do evento poderão verificar pressão arterial e glicemia; massoterapia; avaliação nutricional e teste de alimentação saudável. 

Para mais informações acesse www.sescamapa.com.br.   


Amazonas

O Sesc no Amazonas realiza, no dia 30 de outubro, o Seminário Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo, no auditório da unidade do Sesc no Centro, no prédio da administração.

Para participar é necessário fazer a inscrição, até o dia 23 de outubro, nas unidades do Sesc na Central, em Campos Elíseos ou de Aparecida, com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis. Para mais informações sobre a inscrição entre em contato pelo (92) 3234-1598.


Bahia

Na Bahia, a 4ª Jornada de Alimentação Sustentável do Programa Mesa Brasil Sesc promove uma ação educativa que leva informações e orientações aos profissionais e voluntários das instituições sociais atendidas pelo Programa com vistas ao desenvolvimento e emancipação institucional. Aberta, também, para estudantes e profissionais da área social e de alimentos, bem como a comunidade em geral. A Jornada enfoca fundamentalmente os aspectos que envolvem a segurança alimentar e nutricional, respeitando os princípios da sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento integral do ser humano. A jornada acontece no Sesc em Feira de Santana, entre os dias 18 e 19 de outubro, das 17h às 21h e 9h às 18h, respectivamente. Mais informações sobre a inscrição pelo telefone (75) 3622-1550.

Em Salvador, o Mesa Brasil promove a 4ª edição do Seminário com o tema “Alimentação Escolar na Abordagem da Educação e Cidadania”, que visa promover uma alimentação saudável na escola, na perspectiva do direito humano, e melhoria dos padrões de saúde e de aprendizagem, garantir segurança alimentar/nutricional e, sobretudo, construir cidadania. O seminário ocorre no Teatro Casa do Comércio de Salvador, no dia 16 de outubro, das 13h às 17h. 

Mais informações pelo telefone (71) 3207-4470. Para ter acesso a programação completa acesse o site do Sesc na Bahia em www.sescbahia.com.br.


Espírito Santo

O Sesc no Espírito Santo promove a “Semana Mundial da Alimentação”, no dai 18 de outubro, na Quadra de Esportes - CAV do Sesc, às 13h. Será uma tarde dedicada à atividades educativas, vídeos e um delicioso café para os representantes das Instituições Cadastradas e Parceiros, a fim de socializar, e também passar conhecimento sobre o Mesa Brasil Sesc do estado. 

Para mais informações acesse www.sesc-es.com.br
 

Paraná

O cronograma de atividades a serem realizadas pelo Mesa Brasil Sesc do Paraná, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, acontece em 9 unidades do Sesc no estado e conta com palestras, oficinas, exposições, ações educativas, avaliação nutricional e dicas de alimentação saudável.

Para mais informações sobre a programação do Paraná acesse www.sescpr.com.br


Santa Catarina

Em Joinville, Santa Catarina, a programação da Semana da Alimentação 2012 conta com diversas atividades pelo Mesa Brasil Sesc. No dia 16 de outubro, às 14h, no Auditório da Casa dos Conselhos, acontece a Mesa Redonda Alimentação Fora do Lar para doença celíaca, diabetes, alergias e intolerâncias alimentares. E no dia 17, às 14h, no Centro Educacional Infantil São Paulo Apóstolo, acontece uma Palestra sobre alimentação saudável, com apresentação de dinâmicas e vídeos sobre o tema para crianças. 

Já em Chapecó, o Sesc promove atividades de gincana, oficinas, orientação alimentar, avaliação nutricional, e palestras, conforme agenda abaixo.

11/10 – 15h30
Local: Programa Viver 
Gincana para crianças

16/10 – 8h30
Local: Feira do Calçadão 
Agricultores
Com oficina de sucos, avaliação e orientação nutricional e orientações alimentos orgânicos.

20/10 – 8h
Local: Praça do Centro 
ADHI
Com avaliação e orientação nutricional e exposição de alimentos ricos em açúcar e sódio.

20/10 – 8h
Local: Bairro São Pedro
Asmavi AmarLuz
Com oficina de sucos.

22/10 – 14h
Local: Espaço Gourmet do Celeiro
Celeiro
Com oficina culinária “Alimentação Viva”, com o médico Alberto Gonzales.

25/10 – 19h
Local: Aurora
Com a palestra “Aproveitamento dos alimentos”.

27/10 – 7h
Local: Feira do Calçadão
Agricultores
Com oficina de sucos, avaliação e orientação nutricional e orientações alimentos orgânicos.

Para mais informações sobre a programação acesse http://portal.sesc-sc.com.br.





O Sesc no Brasil