o sesc nos estados

Foto: Sebastião Salgado/ Divulgação
Publicado em 05/09/2013
Atualizado em 11/09/2013

Exposição “Genesis”, de Sebastião Salgado, chega ao Sesc

Depois de passar por Londres e Rio de Janeiro, agora é a vez de São Paulo
A unidade Belenzinho recebe a exposição “Genesis”, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, até 1º de dezembro, com entrada franca. A seleção conta com 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, que retratam lugares que resistiram à ocupação humana moderna.

Para compor as fotografias, Sebastião fez mais de 30 viagens entre 2004 e 2011, mostrando aldeias, florestas, desertos, animais e tribos, ao percorrer a Antártica, as ilhas Galápagos, Botswana, Alaska e Canadá, entre outros lugares do mundo. Os trabalhos em cartaz fazem parte do livro homônimo lançado este ano, pela editora Taschen.

O lançamento mundial da mostra aconteceu no Museu de História Natural de Londres em abril. No Brasil, já passou pelo Rio de Janeiro e agora chega a São Paulo, com a curadoria de Lélia Wanick Salgado.


O fotógrafo Sebastião Salgado

Nascido em 1944, na cidade de Aimorés, Minas Gerais, Sebastião é formado em economia e desenvolveu sua paixão pela fotografia em uma viagem à África, onde coordenava um projeto sobre cultura do café em Angola. A partir dessa experiência decidiu se tornar fotógrafo. Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Prêmio Unesco, na categoria cultural no Brasil; o Prêmio pela publicação do livro Trabalhadores; e o 40º Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria reportagem.

Uma característica marcante de sua obra é a predileção pelo preto e branco, que surgiu em 1987, quando lançou as últimas fotos coloridas, embora, Sebastião esclareça que ainda são em cores, e só no processo de revelação é que se torna preto e branco.

Para saber mais sobre a exibição acesse o site do Sesc em São Paulo.

 

Serviço:

Exposição Gênesis, de Sebastião Salgado
Data: 5 de setembro a 1º de dezembro
Horário: terça a sábado, das 10h às 21h, e domingos e feriados, das 10h às 19h30
Entrada: gratuita
Local: Sesc Belenzinho - Rua Padre Adelino, 1.000 – Belenzinho/SP
informações: (11) 2076-9700



O Sesc no Brasil