o sesc nos estados

Publicado em 17/01/2013
Atualizado em 23/01/2013

Abertas as inscrições para a EJA em diversas unidades do Sesc

Atividade tem como foco a alfabetização de jovens e adultos que desejam concluir os estudos




Diversas unidades do Sesc pelo Brasil estão com as inscrições abertas, em janeiro, para turmas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).


No Sesc, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem o objetivo de possibilitar a continuidade dos estudos de milhares de brasileiros. Por intermédio do projeto Sesc Ler, a Instituição promove acesso à educação básica para  comerciários, dependentes e a comunidade em geral, que não concluíram os estudos no tempo regular. Nos cursos de alfabetização, o Sesc adota metodologias educacionais sociais e construtivas que valorizam a cidadania de acordo com a realidade de cada aluno.

 

Além disso, durante os cursos do EJA, o Sesc realiza ações nas salas de leitura e bibliotecas, em mostras de artes plásticas, ações esportivas, culturais, de lazer e saúde, bem como cursos de geração de renda que são integradas aos estudos. São ações que também contribuem para formação completa dos indivíduos e por consequência, das comunidades como um todo. O EJA é oferecido nas unidades do Sesc desde a alfabetização até o Ensino Médio. 



 


Programação por Estados

 

 

Sesc no Tocantins

 

Já estão abertas as inscrições para o pré-vestibular (Intensivão), em Palmas, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Palmas e Gurupi, no Tocantins, para quem pretende terminar o ensino médio ou se preparar para o vestibular.


Quem estiver estudando para a prova e quiser se preparar no Sesc deve ficar atento ao prazo. As aulas começam dia 21 de janeiro.


Já o Ensino Médio - EJA, para adultos e jovens a partir dos 18 anos, as aulas iniciam em 28 de janeiro.

Em Gurupi, as aulas tanto do pré-vestibular quanto do Ensino Médio - EJA começam dia 28/01.

Os moradores de Araguaína, Porto Nacional e Paraíso também terão oportunidade de finalizar os estudos no Sesc.


As inscrições para o Ensino Médio - EJA nas unidades do Sesc Ler já estão abertas. O foco da EJA nessas cidades é a alfabetização e o público alvo são adultos e jovens a partir dos 15 anos.


Para mais informações sobre horários, inscrições e valores, o interessado deve entrar em contato com as centrais de atendimentos do Sesc em Tocantins pelas unidades:Palmas: (63) 3212-9957 Gurupi: (63) 3301-2100 Araguaína: (63) 3412-7991 Paraíso: (63) 3602-4793 Porto Nacional: (63) 3363-6218


Mais informações pelo site www.sescto.com.br.

 

 

 

Sesc no Mato Grosso do Sul

 

Unidade Horto




A unidade Horto recebe, até o dia 16 de janeiro, inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Programa de Gratuidade e Comprometimento (PCG). O resultado da seleção sai no dia 22 de janeiro e as inscrições devem ser feitas na unidade Camillo Boni, com início do ano letivo em 14 de fevereiro. As matrículas também serão feitas na unidade Camillo Boni, de 23 de janeiro a 8 de fevereiro. 




Para se inscrever na atividade, a renda familiar do candidato não pode ultrapassar três salários mínimos vigentes. É preciso levar RG ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de residência atualizado, documento que comprove deficiência física ou mental quando for o caso, comprovante de escolaridade (histórico escolar ou declaração), ficha de inscrição, autodeclaração de renda familiar, questionário socioeconômico e termo de compromisso. 




A proposta da EJA nas etapas do Ensino Fundamental e Médio é fortalecer, através da ação educativa, propositiva e transformadora, a capacidade dos indivíduos jovens e adultos para buscarem, eles mesmos, a melhoria de suas condições de vida, por não terem tido acesso ou continuidade de estudos na idade própria.


Acesse o edital em EDITAL 14/2012 - EJA.



A unidade Horto está localizada Rua Anhanduí, 200, Centro. Para obter mais informações ligue para (67) 3357-1251.





Unidade Dourados


Estão abertas inscrições para preencher 80 vagas no Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) da unidade Dourados, com aulas no período vespertino e noturno. As vagas são voltadas a comerciários e dependentes com renda de até três salários mínimos ou alunos oriundos de Escola Pública com necessidade de continuidade de estudos e conclusão do Ensino Médio.




O período de inscrições se encerra no dia 18 de janeiro, às 21 horas. O resultado será divulgado no dia 25 de janeiro e as matrículas deverão ser efetuadas de  28 de janeiro a 1º de fevereiro, das 7 às 18 horas, na unidade.




Há 60 vagas para a primeira fase do Ensino Médio, distribuídas em duas turmas de 30 alunos cada, com aulas de 4 de fevereiro a 16 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. Também estão abertas 20 vagas para primeira fase do Ensino Médio, com aulas de fevereiro a setembro, de segunda a sexta-feira, no período vespertino, das 13h às 17h10.




Para se inscrever é preciso ter pelo menos 18 anos de idade, duas fotos coloridas recentes tamanho 3x4, cópia da certidão de nascimento ou casamento e Histórico escolar  do Ensino Fundamental.




A unidade Dourados está localizada  na Rua Toshinobu Katayama, 178, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-0700 ou pelo site www.sescms.com.br.

 

 

 

Sesc no Ceará

 

Até o dia 31 de janeiro, o Sesc está com inscrições abertas para 13 turmas do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). São 30 vagas por turma para pessoas acima de 15 anos que estejam fora da faixa escolar.


Os interessados podem procurar uma das instituições de ensino entre as participantes ou a Unidade Administração do Sesc e se inscrever gratuitamente. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) configura-se como um importante campo de atuação, em face do significativo contingente da população que não teve acesso à escolaridade em idade própria e procura dar continuidade à sua educação. Além de frequentar o ano letivo gratuitamente, os alunos receberão material didático, lanche, aulas de campo e terão direito a carteira de estudante.


O Sesc, ao longo de sua história na região, tem atuado na área de Educação de Jovens e Adultos, desenvolvendo várias ações voltadas para as necessidades dos trabalhadores do comércio e clientela em geral, procurando enfrentar seus problemas, reduzir ou aliviar suas dificuldades maiores e criar condições para seu progresso


Mais informações pelo telefone (85) 3452-9094 ou pelo site www.sesc-ce.com.br.


Locais de inscrição:


1. Sesc Administração
Endereço: Av. Duque de Caxias, 1701. Sala 03 – 1º andar. Centro
Contato: Wládia Medeiros

Horário de Inscrição: 08 às 11h e 14 às 17h


2. Turma Cristo Redentor - Escola Universidade Infantil Santa Edwiges.

Endereço: Rua Dom Quintino n°1200. Cristo Redentor.

Contato: Professora Gardênia Marinho

Horário de Inscrição: 19h às 22h


3. Turma Cristo Redentor - Projeto Anjos de Deus
Endereço: Rua Dona Mendinha, s/n. Cristo Redentor
Contato: Professora Crislene Melo

Horário de Inscrição: 18h às 21h


4. Turma Farias Brito - Escola Educar Sesc Fortaleza
Endereço: Rua José Jatahy, 813. Farias Brito
Contato: Professora Alex Sandra Brilhante

Horário de Inscrição: 19h às 22h


5. Turma Jacarecanga - Associação Cearense dos Trabalhadores
Endereço: Rua Santa Rosa, 551. Jacarecanga
Contato: Professora Sandra Mesquita

Horário de Inscrição: 19h às 22h


6. Turma Álvaro Weyne - Escola Apostólica N. S. de Fátima
Endereço: Rua Rocha Pombo, s/n. Álvaro Weyne
Contato: Professora Ana Rocha

Horário de Inscrição: 19h às 22h


7. Turma Bom Jardim - Mercadinho Deus te Pague
Endereço: Rua Martins de Carvalho, 4398. Bom Jardim
Contato: Professora Zilmar Freitas

Horário de Inscrição: 08h às 10h


8. Turma Maraponga - Capela São Marcelino Champagnat
Endereço: Rua Dom Pero Fernandes, 368. Maraponga
Contato: Professora Ivete Matoso

Horário de Inscrição: 19h às 22h


9. Turma Messejana - Associação Jesus e Maria
Endereço: Rua Manoel Castelo Branco s/n. Messejana
Contato: Professora Ana Cléa

Horário de Inscrição: 18h às 20h


10. Turma Castelo Encantado - Escola Municipal Eliazar de Carvalho
Endereço: Rua Francisco Alves Pereira, 349. Castelo Encantado
Contato: Professora Edilene Sousa

Horário de Inscrição: 18h às 21h


11. Turma Pres. Kennedy - Projeto Sorriso da Criança

Endereço: Rua Planalto s/n. Presidente Kennedy
Contato: Professora Alessandra Lima

Horário de Inscrição: 18h às 21h


12. Turma Genibaú - Capela de Sta. Luzia
Endereço: Rua 24 de Outubro, s/n. Genibaú
Contato: Professora Fátima Liduina

Horário de Inscrição: 18h às 21h


13. Turma Henrique Jorge - Escola Fernão Dias
Endereço: rua Sta. Filomena, 24. Henrique Jorge
Contato: Professora: Maria Liduina

Horário de Inscrição: 18h às 21h


14. Turma das Goiabeiras
Endereço: Rua Zambaia s/n.
Contato: Professora Yeda Gomes
Horário de Inscrição: 18h às 21h

 

 

 

Sesc no Amazonas

 

O prazo de inscrição para bolsas de estudos gratuitas do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Manaus, no Amazonas, encerra sábado (19). As inscrições podem ser feitas na Seção de Educação da unidade Centro, na Rua Henrique Martins. No total, 175 vagas estão sendo disponibilizadas.


Para participar do processo seletivo, o interessado deve ter renda familiar inferior ou igual a três salários mínimos. A seleção é destinada a comerciários, dependentes e alunos egressos de escolas públicas que desejam cursar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.


As inscrições podem ser feitas no período de 8h30 às 17h, durante a semana e, no sábado, de 8h30 às 13h. As aulas irão iniciar no dia 7 de fevereiro no horário noturno. Cada série é cursada em seis meses.


O edital do processo seletivo pode ser obtido no portal do Sesc, www-sesc-am.com.br,  em Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). O resultado do certame também será divulgado no portal.

 

 


Sesc em São Paulo

 

As inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em Salto (SP) seguem até o próximo dia 19 (sábado). Os candidatos devem se inscrever em escolas da cidade, das 8h às 17h.

 

A atividade oferece Ensino fundamental e Médio. No ato da matrícula, os interessados deverão entregar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4.

 

Confira a relação das escolas:

 

- CEMUS I "Prof. João Batista Dalla Vecchia"

Rua 24 de Outubro, 1.735 - Parque Bela Vista

Tel.: (11) 4028-2572 / (11) 4029-0700 /(11) 4029-4012

 

- CEMUS V "Luiz Rodrigues de Almeida"

Rua São Genaro, 02 - São Judas Tadeu

Tels.: (11) 4028-2581 / (11) 4021-5488

 

- CEMUS VII "Profª. Maria Jesuína Nascimento de Moraes"

Rua dos Surubins s/nº - Salto de São José

Tel.: (11) 4029-4478 / (11) 4029-3229 - Tel. Comunit.: (11) 4029-9791

 

- CEMUS IX "Profª. Maria Lourdes Guarda"

Rua Henrique Dias, 391 - Jardim Monte Paschoal

Tel.: (11) 4029-3291 / (11) 4029-0359

 

 

 

Sesc em Pernambuco

 

As unidades de Santa Rita, Casa Amarela (ambas no Recife) e Piedade (em Jaboatão dos Guararapes) estão com matrículas abertas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As matrículas podem ser feitas até o dia 31 de janeiro. As aulas começam em fevereiro.

Para realizar a matrícula, é necessário levar uma resma de papel do tipo A4, histórico escolar original, cópia do CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de residência e duas fotografias no tamanho 3x4. Caso o aluno seja menor de 18 anos, o CPF e o comprovante de residência devem ser do responsável.


Em Piedade, há vagas disponíveis para os níveis fundamental 4ª Fase (7ª e 8ª séries) e ensino médio nos turnos manhã, tarde e noite. A unidade de Santa Rita está com vagas para EJA nos turnos da manhã e da noite. E o Sesc Casa Amarela está com inscrições para a EJA nos turnos da tarde e noite, nos ensino fundamental (5ª a 8ª série) e médio.


Os valores da matrícula e da mensalidade são R$ 45 para comerciários e dependentes e R$ 90 para o público em geral.

Em Pernambuco, o Sesc também está oferecendo turmas gratuitas de alfabetização de jovens e adultos na unidade Piedade, para aqueles que não têm condições de pagar. São 25 vagas no turno da noite e o interessado deve levar no ato de matrícula duas fotos 3x4, identidade, comprovante de residência, Certidão de Nascimento ou de Casamento.


As unidades também estão com turmas preparatórias para interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Piedade, as aulas são para os turnos manhã e tarde. A unidade Santa Rita oferece o curso no turno da noite e a unidade de Casa Amarela terá turmas à tarde e à noite. Nesse caso, os valores da matrícula e mensalidade são R$ 40 para comerciários e dependentes e R$ 80 para público em geral.


Mais informações pelo site www.sesc-pe.com.br.

 

Serviço:

Inscrição para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA)

Unidades: Piedade, Casa Amarela, Santa Rita

Inscrições: até 31 de janeiro

Valores:R$ 45 (comerciários e dependentes) e R$ 90 (público em geral)Curso preparatório para o EnemR$ 40 (comerciários e dependentes) e R$ 80 (público em geral)

Informações: 3361-0097 (Piedade), 3224-7577 (Santa Rita)  e 3267-4400 (Casa Amarela).

 

 

 

Sesc no Distrito Federal

  

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com as inscrições abertas no Distrito Federal. O curso contempla séries do ensino fundamental e médio, onde os professores são qualificados e habilitados por disciplina, fazem um acompanhamento pedagógico e um reforço escolar dirigido ao aluno.


Para integrar o EJA, os interessados devem efetuar a matrícula nas unidades que oferecem as aulas, com a carteira do Sesc atualizada, 3 (três) fotos 3x4, CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e transferência ou histórico escolar em mãos. Em seguida, deve-se efetuar o pagamento da primeira parcela da mensalidade.

As inscrições seguem até o dia 6 de fevereiro, ou até se encerrarem as vagas, através do telefone 0800-617617.

Mais informações no http://sesc.sistemafecomerciodf.com.br.

 

 

 





O Sesc no Brasil