o sesc nos estados

Publicado em 29/10/2013
Atualizado em 03/12/2013

Matrículas abertas para a educação infantil e ensino fundamental

Escolas de vários Estados vão receber inscrições no mês de novembro




Já estão abertas as inscrições para novos alunos nas escolas do Sesc. Nas 17 Escolas Sesc de Educação Infantil no Rio Grande do Sul. O processo seletivo acontece por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade - PCG, e as vagas são destinadas a filhos de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, com renda familiar de até três salários mínimos, e com idade entre 3 anos e 5 anos e 11 meses. 

Os selecionados, ao longo de 2014, terão subsidiadas integralmente suas mensalidades, uniformes, alimentação e material escolar. As aulas têm o início previsto para o dia 19 de fevereiro de 2014.

As inscrições para a educação infantil seguem, até o dia 1° de novembro, nas unidades do Sesc no Estado. A seleção será realizada entre 4 e 12 de novembro, sendo disponibilizado os resultados nos quadros de aviso das unidades do Sesc no dia 14. O processo de matrícula será entre os dias 18 e 25 de novembro. Saiba como participar do processo de seleção e a documentação necessária no edital disponível no site do Sesc no Rio Grande do Sul

Em Santa Catarina,  o Sesc está com matrículas abertas para o ano letivo 2014. As inscrições vão de 29 de outubro a 14 de novembro, e a instituição oferece vagas para crianças de 2 a 5 anos, na Educação Infantil, em 17 unidades no estado; Ensino Fundamental, em sete Centros de Atividades e Projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar, para crianças de 6 a 11 anos).

As rematrículas dos alunos veteranos serão realizadas no período de 17 a 25 de outubro. As inscrições podem ser realizadas na Central de Atendimento das unidades realizadoras. A filosofia do programa de Educação do Sesc é de incentivo ao desenvolvimento integral e à valorização social, por meio de práticas pedagógicas que privilegiam a multidisciplinaridade e a integração dos conhecimentos.

Os estudantes podem contar com uma organização didática e curricular adequada a cada estágio de desenvolvimento, professores capacitados, laboratórios especializados de artes, ciências e experiências interativas, audiovisual, além do material didático de referência nacional. Saiba mais  sobre a matrícula e a rematrícula na Central de Atendimento, pelo 0800 645 5454, ou pelo site http://portal.sesc-sc.com.br/publicacoes.


No Mato Grosso do Sul, a Escola Sesc, através do Programa Sesc de Comprometimento e Gratuidade - PCG, abre matrículas para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, 1a e 2a fase do ensino médio, em Dourados. As iscrições seguem até o dia 29 de novembro, com vagas voltadas para os que procuram concluir o Ensino Médio. As matrículas serão de 4 a 6 de dezembro, para os períodos vespertino e noturno. Na unidade do Sesc Horto, localizada na Rua Anhanduí, 200, Campo Grande, as informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-4300. As aulas, nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, ocorrerão no período noturno a partir de 27 de janeiro. O resultado da seleção sai no dia 6 de dezembro. Saiba mais sobre as inscrições no Estado em www.sescms.com.br


Estão abertas também as inscrições para bolsas de estudos oferecidas pelo PCG em Santa Catarina, em 21 unidades do Estado. O edital para o próximo ano letivo disponibiliza 401 vagas gratuitas de educação infantil, ensino fundamental e Projeto Habilidades de Estudo, no contraturno escolar. As inscrições para as bolsas do Sesc seguem até 4 de dezembro, através do site do Sesc no Estado.


No Piauí, as inscrições vão de 25 a 28 de novembro, para educação infantil e ensino fundamental no Centro Educacional Prof. Marcílio Flávio Rangel, na unidade Sesc Marquês, por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). 


De acordo com o edital do Programa são oferecias 71 vagas para educação infantil, nos turnos manhã e tarde e 13 vagas para o ensino fundamental, para turmas do 1º e 2º anos. As vagas são destinadas a filhos de comerciários e de famílias com cuja renda não ultrapasse três salários mínimos e as inscrições serão feitas na Central de Atendimento do Sesc Ilhotas, na Rua Heitor Castelo Branco, 2700, em Teresina, das 8h às 11h e das 14h às 17h.


O resultado do processo seletivo para gratuidade será divulgado dias 2 e 3 de dezembro no site do Sesc no Piauí e no local onde serão realizados os cursos, na Creche Cidade Verde, na Alameda Parnaíba, 1123, em Marques, Teresina. Os candidatos classificados paras as vagas devem efetuar as matrículas dos dias 4 a 6 de dezembro, na Central de Atendimento do Sesc Ilhotas. 


Educação infantil: Grupo 1B (2 anos e 8 meses até 3 anos*) - 25 vagas – manhã. Grupo 1B (2 anos e 8 meses até 3 anos*) - 25 vagas – tarde. Grupo 2B (3 anos e 8 meses até 4 anos*) - 05 vagas - tarde. Grupo 3B (4 anos e 8 meses até 5 anos*) - 02 vagas - manhã. Grupo 3C (4 anos e 8 meses até 5 anos*) - 05 vagas - tarde. Grupo 3C (4 anos e 8 meses até 5 anos*) - 10 vagas - tarde. (Completando 5 anos até 31 de março de 2014).


Ensino fundamental: 1º ano (6 anos e 8 meses até 7 anos*) – 03 vagas – manhã. 1º ano (6 anos e 8 meses até 7 anos*) – 02 vagas – tarde. 2º ano (7 anos e 8 meses até 8 anos*) – 10 vagas – tarde. (Completando 7 anos até 31 de março de 2014).






O Sesc no Brasil