o sesc nos estados

Publicado em 16/12/2013
Atualizado em 16/12/2013

Planetário Sesc leva o espaço para Minas

Visitas gratuitas à cúpula de projeção de astros, estrelas e planetas começam em janeiro




O Planetário Sesc inicia, em 13 de janeiro, as atividades de 2014 no Minas Shopping, na Região Nordeste da capital, com crianças matriculadas nas atividades da unidade do Sesc Floresta. Elas serão apresentadas ao projeto em uma das salas de cinema do shopping e, logo após, participarão de uma viagem espacial na cúpula inflável. O Planetário, iniciativa voltada para alunos da rede pública de ensino e comunidade, ficará no centro comercial até 9 de março e a entrada é gratuita.
 
As escolas interessadas podem agendar horário pelo telefone (31) 3465-4914. As visitas escolares ocorrem de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h. A partir das 15h, e aos fins de semana, a visitação é aberta ao público, que não precisa de agendamento prévio.
 
O Planetário
 
O Planetário é dividido em três espaços - Cúpula, Stellarium e Oficinas Pedagógicas – e se propõem a motivar e provocar no visitante o interesse por questões ligadas à astronomia. De forma lúdica e interativa, ele mostra ao participante que a ciência está presente no nosso dia a dia e também fomenta a curiosidade e reflexão sobre os fenômenos da natureza.
 
A Cúpula é um espaço de simulação, no qual se pode ver um entardecer até a aparição das primeiras estrelas. Lá, é possível participar de uma viagem espacial e conhecer os planetas do sistema solar, as estrelas, a lua, o sol, as galáxias, os cometas e outros objetos pertencentes ao firmamento. No Stellarium é possível acompanhar a projeção da terra em tempo real e observar as estrelas, constelações e muito mais. Isso tudo pela tela do computador. Já nas Oficinas Pedagógicas, ensina-se a montagem de paper toys com tema sobre astronomia visando contribuir para a assimilação do conhecimento. Ao todo, o passeio dura cerca de 1h30. Saiba mais sobre a programação nas informações ao lado direito da tela.
 
Balanço do Planetário
 
Iniciativa do Sesc, o Planetário levou conhecimento sobre os astros para os municípios mineiros de Contagem, Belo Horizonte, Santa Luzia, Sete Lagoas, Governador Valadares, Poços de Caldas e Uberlândia, entre 2011 a 2013. Só neste ano, mais de 110 mil pessoas participaram das atividades. Atualmente, o projeto conta com duas unidades itinerantes, uma para atender Belo Horizonte e Região Metropolitana e outra para o interior do estado. Para 2014 está prevista a aquisição de mais unidade.





  • Planetário Sesc no Minas Shopping
  • 13 de janeiro a 9 de março de 2014, das 10h às 21h.
  • Minas Shopping

    Av. Christiano Machado, 4.000, União
    Belo Horizonte/MG

  • Informações sobre o evento: (31) 3270-8100
  • Inscrições para escolas públicas pelo telefone (31) 3465-4914.
    Entrada Gratuita.

O Sesc no Brasil