o sesc nos estados

Publicado em 13/12/2013
Atualizado em 02/01/2014

Sesc inaugura escolas em três municípios de Minas

Serão oferecidas atividades extracurriculares e aulas de empreendedorismo além da grade curricular




O Sesc em  Minas Gerais inicia suas atividades na área de educação e abre inscrições, até 15 de janeiro, para o processo seletivo 2014 dos Colégios Sesc. Eles funcionarão em três unidades do Sesc, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha/Mucuri; e Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde receberá o nome de Centro de Educação Infantil – CEI. Em cada um dos colégios serão oferecidas vagas para o ensino infantil, fundamental e médio.
 
As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas, presencialmente, nas unidades de ensino. As vagas são limitadas. Serão oferecidas bolsas de estudo integrais, mediante inscrição e processo seletivo no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). Para mais informações, acesse o processo seletivo no site do Sesc em Minas Gerais. As vagas são destinadas, principalmente, aos dependentes de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, cuja renda familiar seja de até três salários mínimos. Os alunos beneficiados pelo PCG também receberão, gratuitamente, kit básico de material didático e uniforme.
 
O objetivo é possibilitar maior integração entre alunos, escola e comunidade, democratizando o acesso ao conhecimento e aos bens culturais, oferecendo serviços educacionais de alto padrão de excelência e qualidade. De acordo com o diretor regional do Sesc em Minas Gerais, Rodrigo Penido, “por meio dessa iniciativa a instituição reforça a construção de conhecimento, estimulando a autonomia intelectual, já presente nos projetos de educação complementar, agora também explorada na consolidação da educação formal, com a criação dos colégios”, afirma.
 
ESTRUTURA FÍSICA
 Como os colégios estão instalados dentro das unidades do Sesc Contagem-Betim, Sesc Governador Valadares e Sesc Teófilo Otoni, os alunos podem contar com uma estrutura que oferece quadras esportivas, tanto no turno escolar quanto nas atividades complementares.
 
PROPOSTA PEDAGÓGICA
 Além do ensino formal, os Colégios Sesc vão oferecer atividades  extracurriculares no contraturno escolar, como iniciação esportiva, oficinas de educação e saúde de caráter preventivo, ações artístico-culturais e aulas de inglês.
 
No Colégio Sesc Teófilo Otoni, voltado para o ensino médio, o horário das aulas será em regime integral. O aluno terá acesso ao material didático impresso e digital, por meio de um tablet para uso na escola. Serão oferecidas atividades extracurriculares, aulas de empreendedorismo, preparação para vestibular e Enem, cursos de qualificação profissional do Senac e ensino integral. No contraturno, além da grade curricular básica, serão oferecidas as seguintes atividades:
Língua Espanhola
Oficina de Nivelamento de Língua Portuguesa
Oficina de Nivelamento de Matemática
Empreendedorismo com certificação internacional da Pearson
Estudos e tarefas escolares
Oficina de Esporte
Oficina de Arte e Cultura
Oficina de Qualificação
Preparatório para vestibular e Enem

Nos Colégios Sesc Contagem-Betim e Governador Valadares os alunos terão a língua inglesa e oficinas interdisciplinares fazendo parte da grade curricular.

UNIDADES DE ENSINO
 
Os Colégios Sesc estão divididos em três unidades, conforme área de ensino:
 
Unidade Contagem–Betim: Centro de Educação Infantil (CEI) Sesc Contagem–Betim. Vagas para educação infantil idade . Telefones: (31) 2108-4505 / (31) 2108-4504. Endereço: Rua Padre José Maria Deman, 805, Bairro Novo Riacho.
 
Unidade Governador Valadares: Colégio Sesc Governador Valadares: vagas para 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. Telefone: (33) 3271-5653. Endereço: Avenida Veneza, 877, Bairro Grã-Duquesa.
 

Unidade Teófilo Otoni: Colégio Sesc Teófilo Otoni: vagas para 1º ano do ensino médio. Telefone: (33) 3522-3585. Endereço: Avenida Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro.






O Sesc no Brasil