Publicado em 27/02/2020
Atualizado em 19/03/2020

Coronavírus

Ações simples podem evitar a contaminação. Conheça alguns cuidados que você pode ter para se prevenir.

Um novo vírus vem ocupando as manchetes dos jornais: é o coronavírus (2019 n-CoV), recentemente identificado na China e causador de infecções respiratórias. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a epidemia do novo coronavírus é uma emergência de saúde internacional. Confira algumas dicas e previna-se:

 

• Lave frequentemente e adequadamente as mãos com água e sabão ou álcool (gel e 70%);

• Evite tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos;

• Evite contato próximo com pessoas doentes;

• Sempre cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;

• Fique em casa e evite contato com pessoas quando estiver doente;

• Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

 

Além disso, é importante estarmos atentos e saber como reagir nos casos em que nos deparamos – em nós mesmos ou nos outros – com os principais sintomas da Covid-19, que são:

 

febre e/ou​

espirros e/ou​

coriza nasal e/ou​

tosse e/ou

dificuldade para respirar.​​​​​​​​

 

Se você tem contato com casos suspeitos ou confirmados e/ou apresenta febre e pelo menos mais um dos sintomas acima, o passo 2 é ficar em isolamento e evitar contato com outras pessoas.

 

É preciso estar atento e observar a evolução do quadro. Se houve piora do estado geral, cansaço ou dificuldade em respirar, procure o serviço de saúde. O profissional de saúde avaliará a condição de cada um e as medidas necessárias.

​​​​​​​

Para a maioria das pessoas, a Covid-19 tem sintomas parecidos com uma gripe comum, mas, em alguns casos, pode apresentar complicações, principalmente em grupo de risco. Por isso é importante estar sempre atento.

 

Caso tenha mais dúvidas, informe-se em https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus e  https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus.

 

Acompanhe as postagens sobre o assunto em nossas redes sociais:

 

 

 





O Sesc no Brasil