Publicado em 11/01/2018
Atualizado em 11/01/2018

Cuidados de verão

Altas temperaturas e exposição ao sol são riscos à saúde

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano, pois traz um clima de festa e diversão. Seus longos dias ensolarados são um convite às atividades ao ar livre e ao convívio com amigos. Porém, as altas temperaturas e o calor intenso podem representar um risco à saúde. Para curtir a estação com tranquilidade, são necessários alguns cuidados.

A pele sofre com o verão. Se por um lado a exposição ao sol confere um belo bronzeado, por outro pode provocar queimaduras e levar a lesões mais graves, como o câncer de pele. Durante a estação, o filtro solar tem que ser um companheiro constante, não apenas na praia, mas também durante a prática de atividades físicas ao ar livre e até mesmo no dia a dia, no caso dos profissionais que trabalham expostos ao sol, como jardineiros ou salva-vidas.

Além do filtro solar, a garrafa de água também é indispensável. Por conta das altas temperaturas, o corpo perde muita água no verão e é preciso compensar esta perda, sob risco de sofrer desidratação. Outros líquidos podem ser ingeridos para garantir o processo de hidratação, como sucos e água de coco.

O tempo quente também exige uma alimentação mais leve. Isso porque no verão o corpo precisa de menos energia para manter sua temperatura. Saladas são uma boa opção, mas é preciso cuidado com a manipulação e higiene dos alimentos, pois a proliferação de microrganismos aumenta no calor.

Além disso, vale lembrar que o verão normalmente traz um visitante indesejado: o Aedes aegipty. Transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, o mosquito se prolifera rapidamente na estação, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas, fatores que propiciam a eclosão de seus ovos.

Com os cuidados adequados, seu verão pode ser muito divertido.





O Sesc no Brasil