Publicado em 08/07/2019
Atualizado em 08/07/2019

Inverno: cuide da sua saúde

Gripe, desidratação e outras doenças podem ser evitadas com alguns cuidados

 

Com a chegada do inverno e a diminuição da temperatura, as noites são mais longas e o ar fica mais seco. Para manter a saúde nessa estação nosso corpo requer cuidados especiais. As baixas temperaturas podem contribuir para o surgimento de doenças como a gripe e até causar desidratação.

 

De acordo com Roberta de Vilhena, analista de Educação em Saúde do Departamento Nacional do Sesc, é possível adotar algumas precauções para evitar doenças como a gripe H1N1. “As principais medidas que podem ser tomadas são a vacinação e a higienização das mãos”, explica.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que casos graves da doença podem produzir. O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização o quanto antes. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto. Para saber mais sobre a gripe, acesse aqui.

 

A vacina contra gripe não está na rotina do Calendário Nacional de Saúde. Trata-se de uma vacina de campanha, ou seja, ocorre somente em um período específico. Por isso, todos os anos, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, promove a Campanha Nacional de Vacinação. Desde o dia 03 de junho, a instituição recomendou aos estados e municípios a estenderem a vacinação para toda a população até quando durarem os estoques da vacina nos postos de saúde.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, principalmente no inverno, toda a população, sobretudo crianças e idosos, deve seguir algumas orientações:

 

· Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, antes de comer e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz.

· Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas, como corrimãos, bancos e maçanetas.

· Evitar conter a tosse e o espirro com as mãos, utilizando, se possível, um lenço de papel descartável.

 

Beber bastante água é um dos principais cuidados, já que nessa época do ano, apesar de sentirmos menos sede, precisamos nos hidratar para manter o organismo funcionando corretamente e a pele hidratada. Ao praticar exercícios, além da hidratação, não se esqueça do aquecimento e alongamento.

 

Comer alimentos saudáveis também é essencial. Muitas vezes temos uma maior sensação de fome, pois o corpo gasta mais energia para manter a temperatura ideal. Com uma alimentação equilibrada, rica em fibras, vitaminas e minerais, fortalecemos o sistema imunológico, evitando doenças.

 

Cuide-se e aproveite o melhor do inverno.





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