Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa

O OdontoSesc

O OdontoSesc surgiu como forma de ampliar o alcance das clínicas odontológicas fixas. Os roteiros das 59 unidades móveis são traçados de forma a atender a população de locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e pouca ou nenhuma cobertura de serviços odontológicos. As unidades permanecem nas localidades por 90 dias úteis, e, além do atendimento, promovem: ações educativas; reforço da ação comunitária através do estímulo ao desenvolvimento de projetos locais; intercâmbio de saberes e práticas entre profissionais de saúde; formação de agentes multiplicadores em saúde bucal; empoderamento e desenvolvimento de habilidades individuais das comunidades, e contribuição para reorientação dos serviços locais, com foco na promoção de saúde e biossegurança.

Os veículos das unidades são adaptados, com 14 metros de comprimento, para compor consultórios odontológicos que atendem todos os requisitos necessários ao atendimento clínico dos pacientes: cadeiras odontológicas, equipamento de raio-X e sala de esterilização. A equipe é formada por cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, educador em saúde, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e técnico de manutenção da unidade móvel.

Do lado de fora da unidade, há sempre uma tenda para atendimento do público e realização de ações educativas. O atendimento começa pelo cadastro do paciente, que, em seguida, passa pelo “escovódromo”, onde, junto com um profissional de saúde bucal, realiza escovação dentária e usa fio dental. As clínicas móveis também oferecem tratamentos como profilaxia (limpeza), remoção de cálculo (tártaro), aplicação tópica de flúor, restaurações e exodontia (extração dentária). Cirurgias mais complexas, suspeitas de câncer de boca e tratamentos de canal são encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (atendimento do SUS) mais próximo.

O OdontoSesc realiza parcerias com Prefeituras Municipais, entidades de classe, sindicatos patronais, organizações não governamentais e outros movimentos comunitários, que, além de facilitarem a implantação e operacionalização do projeto, contribuem para garantir a continuidade das ações e manutenção dos resultados construídos, a partir da interação com a comunidade e demais atores envolvidos.

Estados em que o OdontoSesc está presente:

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.