Publicado em 01/10/2019
Atualizado em 02/10/2019

Exercite a prevenção

Adotar um estilo de vida saudável é uma das formas de prevenir o câncer de mama

Você já fez alguma atividade física hoje? Sabia que simples mudanças no dia a dia podem contribuir com a prevenção de diversas doenças, inclusive do câncer? Se você não gosta de praticar esportes, experimente trocar o elevador pelas escadas, dançar, andar de bicicleta ou caminhar. O importante mesmo é se exercitar. Já para quem curte atividades esportivas, a corrida de rua, por exemplo, traz uma série de benefícios para a saúde.

 

 

Neste mês acontece a campanha Outubro Rosa, período no qual as iniciativas de prevenção do câncer de mama são intensificadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a prevenção da doença engloba ações realizadas para reduzir os riscos. Para impedir que o câncer se desenvolva, ter um estilo de vida saudável é o mais indicado. Além disso, realizar exames regulares, como a mamografia, é indispensável. No caso do câncer de mama, conhecer seu próprio corpo e os sinais e sintomas da doença, é um passo fundamental.

 

Além de praticar atividades físicas, o INCA recomenda evitar a exposição a fatores de risco. Seguem algumas dicas:

 

· Evitar fumar;

· Buscar uma alimentação equilibrada incluindo frutas, legumes, verduras e cereais integrais;

· Buscar manter o peso corporal adequado;

· Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

· Caso tenha a possibilidade, amamentar;

· Evitar comer carne processada;

· Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos após dois ou três resultados anuais negativos;

· Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar exames de rastreio de câncer de mama a cada dois anos; 

· Vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos;

· Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, usando sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.

 

Pensando na prática esportiva como prevenção e embarcando na campanha Outubro Rosa, a instituição vestiu o Circuito Sesc de Corridas de rosa. Serão realizadas corridas com esse mote nas cidades de Manaus-AM (05/10), Vitória da Conquista-BA (6/10), São Luís-MA (20/10), Boa Vista-RR (26/10), Macapá-AP (27/10) e Salvador-BA (27/10). 
 

 

Prevenção durante o ano inteiro

 

Não apenas durante o Outubro Rosa, mas ao longo de todo o ano, circulam por 22 estados de Norte a Sul do país, 25 unidades móveis Sesc Saúde Mulher. Nesses espaços, são oferecidos exames de rastreamento de câncer de mama e prevenção do câncer de colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde.  

 





O Sesc no Brasil