Publicado em 31/10/2012
Atualizado em 12/04/2018

Moradoras da zona norte de Natal já podem agendar consultas e exames

Saúde da Mulher realizará exames de mamografia a partir de novembro

Para atender a população feminina residente na área dos Distritos Sanitários I e II, e facilitar o acesso da mulher ao serviço de saúde, foi inaugurada, no dia 5 de novembro, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, na zona norte de Natal, no Rio Grande do Norte. A unidade realiza exames de mamografia, ultrassonografia mamária, pélvica, transvaginal e preventivos, além de ações educativas em saúde, através da unidade móvel, localizada na Rua Paranduva, s/n, Conjunto Santa Catarina, em Natal, que ficará por 60 dias úteis no local.


Estiveram presentes durante a solenidadede e instalação da unidade móvel Sesc Saúde Mulher, a governadora, Rosalba Ciarlini; o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz; e o diretor do departamento regional do Sesc no Rio Grande do Norte, Laumir Barreto. Segundo a governadora, o trabalho desenvolvido pelo Sesc é de extrema importância, pois contribui para que o Estado tenha melhoria na assistência e na atenção básica à saúde da mulher. "O Governo do Estado soma a este trabalho, pois os casos em que são detectados algum problema, são encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde para dar continuidade ao tratamento e atenção que a paciente precisa", complementou.


Os atendimentos serão realizados das 8h às 12h e das 13h às 17h, por tempo indeterminado, no Sesc da  Zona Norte, localizado na Rua Paranduva, s/n, Conjunto Santa Catarina.

Para marcar preventivos é necessário apresentar CPF, RG, comprovante de residência e cartão do SUS. Já para agendar mamografias e ultrassonografias, é necessário, além dos documentos citados, apresentar a requisição do médico.

De acordo com a coordenadora de Educação em Saúde do Sesc do Rio Grande do Norte,  Priscila Serpejante, a expectativa é que sejam realizados 14 exames de mamografia por dia e de até 28 exames preventivos. Os exames de ultrassonografia só serão realizados às segundas-feiras em uma média de 35 por dia.
 
Considerando a necessidade de aumento de cobertura do exame de mamografia de rastreamento do câncer de mama, o Governo Federal instituiu o Programa de Mamografia Móvel no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Portaria 2304, de 4 de outubro de 2012. Se antecipando às definições do Governo Federal, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), já conta com uma unidade móvel para realização de exames mamográficos e citológicos em funcionamento desde julho de 2012.
 

De acordo com Severina Pereira, técnica do setor de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da Sesap, o Programa de Mamografia Móvel pretende desenvolver ações coordenadas que garantam o fornecimento regular do exame mamográfico para o rastreamento do câncer de mama às mulheres em todo território nacional, priorizando as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. “Estas ações de prevenção favorecem o diagnóstico precoce e o encaminhamento, em tempo adequado, para a confirmação diagnóstica e tratamento especializado”, disse.



Governadora Rosalba e presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, na solenidade de chegada do Sesc Saúde Mulher na Zona Norte. Foto: Sesc RN


Presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, fala sobre a unidade Sesc Saúde Mulher, acompanhado da governadora Rosalba Ciarlini, em Natal. Foto: Sesc RN


Aumento de mamografias
 
Uma avaliação da Coordenadoria de Promoção à Saúde (CPS) da Sesap revela que a proporção de mulheres da região que se submeteram ao exame de mamografia no período 2011/2012 aumentou em 60%, quando comparado com o período 2009/2010.

Os dados são da pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011) e apontam que quanto mais baixa a escolaridade da mulher, menor é a frequência da realização dos exames mamográficos e citológicos.
 
O percentual das entrevistadas com mais de 12 anos de escolaridade que fizeram a mamografia foi de 87,9%, quase 20 pontos percentuais a mais do que as mulheres com até oito anos de escolaridade (68,5%). Já em relação ao papanicolau, 89,6% das mulheres com 12 ou mais anos de estudo realizaram o exame, 12,7 pontos percentuais a mais do que as mulheres com até oito anos de escolaridade (76,9%).


Sesc Saúde Mulher

Inaugurada em julho deste ano, a Unidade Móvel é um projeto inédito na área de saúde. “Esse projeto é fruto de uma solicitação nossa, feita há mais de dois anos. O Sesc assumiu o desafio e, agora, temos a satisfação de contar com esta bela unidade”, enfatiza o presidente do Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroz.

A itinerância do projeto permite que os serviços gratuitos de assistência médica preventiva atendam a milhares de mulheres de várias localidades. O município de Extremoz foi o primeiro a receber a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. Durante 64 dias, foram realizadas 573 mamografias, 546 ultrassonografias, 832 preventivos e 6.276 ações de educação em saúde.





O Sesc no Brasil