o sesc nos estados

Informação e prevenção

Procurar e ampliar o conhecimento sobre saúde pode ajudar a prevenir e a tratar doenças. Além de buscar informações com profissionais de saúde, em livros, revistas e em sites, é importante reconhecer que o nosso próprio corpo nos fornece informações de saúde e prevenção.

O conhecimento começa pela observação cuidadosa e atenta aos sinais que ele nos dá, que pode ajudar a detectar sintomas.  Do mesmo modo, podemos observar os nossos hábitos, se adquirimos rotinas poucos saudáveis, se bebemos pouco líquido, se levamos uma vida sedentária. As informações sobre nós mesmos nos auxiliam no autocuidado, o principal aliado da prevenção. Olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar da saúde contribuem para uma vida de qualidade e bem-estar.

É possível prevenir-se de muitas doenças, e o câncer é uma delas. Descubra aqui quais hábitos saudáveis podem ser adquiridos nessa prevenção, quais os tipos de exames recomendados ao diagnóstico dos principais tipos da enfermidade e conheça algumas instituições de saúde que encaminham pacientes ao tratamento, pesquisam e apoiam pessoas com câncer no Brasil.