o sesc nos estados

O que fazer para previnir

É possível prevenir-se de muitas doenças, e o câncer é uma delas. Descubra aqui quais hábitos saudáveis podem ser adquiridos por meio da prevenção, quais os tipos de exames recomendados ao diagnóstico dos principais tipos da enfermidade e conheça algumas instituições de saúde que encaminham pacientes ao tratamento, pesquisam e apoiam pessoas com câncer no Brasil.

 

Evite fumar

O uso abusivo de substâncias como cigarro aumentam as chances do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

 

Consuma alimentos saudáveis

A dieta saudável  reduz as chances de câncer e deve conter frutas, legumes, verduras, cereais e poucos alimentos gordurosos, salgados e enlatados.  Prefira as gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol, entre outros, e não as utilize em altas temperaturas. Evite gorduras de origem animal (leite e derivados, carne de porco, carne vermelha, pele de frango etc.) e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenada.

 

Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas

O consumo abusivo de álcool pode levar ao desenvolvimento do câncer.

 

Faça exames periódicos

  • Exame de Próstata: Homens entre 50 e 70 anos devem realizar exames de câncer da próstata regularmente. Aqueles com pai ou irmão que tiveram a doença antes dos 60 anos devem realizar consulta médica para investigação da enfermidade a partir dos 45 anos.
  • Exame das Mamas: Mulheres com 40 anos ou mais devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disto, toda mulher com mais de 50 anos deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha etc) diagnosticados antes dos 50 anos  ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, anualmente.
  • Preventivo: As mulheres com idade entre a partir de 25 anos devem realizar o preventivo ginecológico periodicamente. Após dois exames com resultado normal com intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas.
  • Exame de sangue oculto nas fezes: É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.

 

Evite o sedentarismo

Movimentar-se e praticar atividades físicas promove a qualidade de vida. O Move Brasil é uma campanha nacional para estimular a adoção de rotinas e atitudes saudáveis.

 

Evitar exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h

Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Em caso de exposição ao sol durante a jornada de trabalho, deve-se usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

 

Realizar diariamente a higiene oral (escovação)

Consulte um dentista regularmente. O Sesc promove ações e educativas e atendimento odontológico por meio de clínicas odontológicas e as unidades móveis OdontoSesc.