o sesc nos estados

Os tipos mais comuns de câncer

Os tipos mais comuns da doença são os de pulmão, mama, colorretal, estômago e fígado, que juntos respondem por quase metade dos novos casos de câncer que surgem no mundo a cada ano.
 

Câncer de pulmão

É o tipo de câncer mais comum. Geralmente surge acompanhado de outras doenças associadas ao cigarro, como o enfisema, que diminui a capacidade pulmonar e pode tornar inviável uma cirurgia. Atente para os sintomas:  tosse, escarro com sangue, dor no tórax, falta de ar e inflamação nos brônquios. O tabagismo é causador da doença em 90% dos casos.


Câncer de mama

O câncer de mama pode ser hereditário. Outras causas da doença ou fatores de risco ainda são desconhecidos. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode ser um deles. O mundo viu um acréscimo da incidência da doença nas décadas de 60 e 70, mas campanhas de prevenção, que permitiram diagnósticos mais precoces da doença, reduziram mortes. Atente: Os exames clínicos anuais e as mamografias freqüentes ajudam as pacientes a diagnosticar a doença em estágio inicial e a alcançar bons resultados no tratamento.


Câncer de colorretal

A doença atinge a região do intestino grosso e do reto. Atente: Os principais sintomas são diarreia, prisão de ventre, gases, dor na região do abdômen, náuseas, vômitos e emagrecimento geralmente só aparecem em estágios mais avançados. É causado principalmente por dietas com alto teor de gordura, consumo de carne, obesidade e sedentarismo. Os sintomas


Câncer de estômago

É o quarto tipo mais comum no mundo. Os seus sintomas não são específicos: perda de peso, fadiga, falta de fome, vômitos, náuseas e desconforto abdominal, e dificultam o diagnóstico precoce. Atente: A dieta é o maior fator de risco, principalmente a ingestão de alimentos conservados no sal ou defumados, o que torna o câncer de estômago mais freqüente em países onde o uso desse método de conservação muitas vezes substitui a geladeira.


Câncer de fígado

Está associado ao alcoolismo e à hepatite B e C, mas a doença também pode ser provocada pelo consumo de grãos mal armazenados, nos quais crescem fungos que produzem toxinas cancerígenas. Atente: Os principais sintomas são dores e inchaço no abdômen, náusea, falta de apetite e pele amarelada.