O que é Educação em Saúde
Realizadas em todas as unidades do Sesc, as atividades de Educação em Saúde estimulam a prevenção de doenças, a promoção da saúde e o engajamento da população, e sua participação, em assuntos relacionados à saúde e qualidade de vida, através de ações educativas. Seu objetivo é contribuir com a melhora da situação de Saúde e da qualidade de vida dos comerciários, suas famílias e população em geral.


A partir da concepção ampliada da Saúde e de seus determinantes sociais, constrói junto às instituições parceiras e públicos-chave projetos em diversas áreas, tais como: Saúde Sexual e Reprodutiva; Prevenção ao uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas; Educação em Saúde Bucal; Saúde Visual; Alimentação saudável e prevenção às doenças crônicas não-transmissíveis; prevenção às doenças negligenciadas e; Saúde e Meio Ambiente.


No Sesc, a promoção da saúde não está somente relacionada à ausência de doenças. Para garantir a todos o completo bem estar físico e mental, o Sesc possui profissionais e educadores, capacitados de diversas áreas do conhecimento, para ministrarem cursos, palestras e outras atividades multidisciplinares que lhes permitem interagir diretamente com a população. 

Seja em suas unidades fixas ou móveis, o Sesc compartilha conhecimento para promover saúde e cidadania em todo Brasil. 



Principais áreas e atividades de prevenção:

Educação em saúde bucal
Por meio de suas unidades fixas e pelas 52 unidades móveis do OdontoSesc, os profissionais de odontologia levam ao interior do Brasil instruções sobre cuidados com os dentes. Entre as principais atividades promovidas para difundir o conhecimento, destacam-se:

- Palestras 
- Gincanas e jogos
- Escovódromos e aplicação de flúor
- Transmissão de vídeos educativos
- Visitas guiadas à exposições
- Dinâmicas de grupo
- Formar agentes multiplicadores de educação em saúde
   
Saúde sexual e reprodutiva
Durante a realização do projeto Transando Saúde em unidades do Sesc, escolas, instituições e empresas, são realizados e atividades como:

- Cursos de capacitação
- Palestras sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez indesejada
- Distribuição de cartilhas e folhetos com informações direcionadas ao público-alvo
- Encontros e debates

Saúde visual 

É por meio do projeto Ver para Aprender que o Sesc leva conhecimentos sobre a prevenção de doenças que atingem os olhos e prejudicam a visão. Ao mesmo tempo em que realiza exames oftalmológicos, o projeto também promove:


- Atividades em sala de aula
- Cursos de capacitação
- Oficinas e palestras
- Jogos educativos

Prevenção às doenças negligenciadas e crônicas não-transmissíveis

No Sesc, os projetos de prevenção às doenças são relacionados à promoção da saúde. Entre os principais campos de ação, descam-se a implementação de políticas públicas saudáveis, criação de ambientes favoráveis à qualidade de vida e reforço das ações comunitárias. Atividades:


- Avaliações físicas e de pressão arterial
- Análise dos índices de glicemia (taxa de açúcar no sangue), índice de massa corpora
- Oficinas nutricionais

Saúde e meio ambiente 

Os projetos de saúde e meio ambiente têm como objetivo despertar o interesse dos comerciários, alunos das escolas do Sesc e comunidade local para cuidado com a natureza e o consumo socialmente responsável dos recursos naturais. Entre as ações se destacam:


- Campanhas de doações de mudas
- Oficinas de confecção de hortas
- Debates sobre consumo sustentável

Saúde Mulher
Através de unidades móveis e profissionais capacitados, o Sesc leva às mulheres educação, saúde e exames preventivos. Na unidade móvel do projeto Sesc Saúde Mulher, as brasileiras encontram:

- Consultas e acompanhamento de enfermagem
- Ultrassonografia, mamografias e diagnósticos
- Tratamentos simples e primeiros socorros
- Instalações visuais educativas nas unidades móveis
- Conversas sobre direitos da mulher nas unidades móveis