Ensaios e Críticas

Este espaço abrange ensaios, críticas e artigos relacionados à esfera de atuação do Palco Giratório, ou seja, ao campo das artes cênicas de um modo geral. Estão reunidos desde ensaios críticos produzidos no âmbito do Projeto Cena Em Questão, realizado em Aldeias Palco Giratório, e artigos produzidos pelos palestrantes envolvidos nos Seminários HistóriaS do Teatro Brasileiro, realizados pelo Sesc em 2016, nas cinco regiões geográficas do país, e que buscou difundir as tradições, histórias e historiografias dos movimentos teatrais brasileiros.

  • Aos amadores - o seu lugar na cena da história do nosso teatro uma experiência de pesquisa sobre o TEB do Rio de Janeiro – Fabiana Siqueira Fontana
  • Crítica da intervenção Maiêutica - por Thereza Helena
  • Cultura Teatral no Paraná – Walter Lima Torres Neto
  • Crítica do espetáculo A Receita - por Doralice Lopes
  • Entre esquecimentos e negações, o teatro dos anos 1930 no Recife - Leidson Ferraz
  • Crítica do espetáculo Ambulantes - por Beth Néspoli
  • História Oral do Teatro em Porto Alegre - Pesquisa História e Perspetivas do Teatro em Porto Alegre - Clóvis D. Massa
  • Crítica do espetáculo Ambulantes - por Leandro Brito
  • Crítica do espetáculo Nudesdelrey - por Juliana Capilé
  • Histórias do Circo e do Teatro no Semiárido Brasileiro e suas Implicações na Educação - Reginaldo Carvalho da Silva
  • Crítica do espetáculo Compatriota 066 - por Beth Néspoli
  • Crítica do espetáculo Nudesdelrey - por Raphael Vianna
  • Histórias do Teatro Brasileiro - Angela de Castro Reis e Ana Luisa Lima
  • Crítica do espetáculo Compatriota 066 - por Irmar Chaves (Neneto)
  • Crítica do espetáculo O Mascate - por Ana Paula Sá
  • Histórias do Teatro no antigo Sul de Mato Grosso ou A Gênese do Teatro em Mato Grosso do Sul - Fabricio Moser
  • Crítica do espetáculo Compatriota 066 - por Raphael Vianna
  • Crítica do espetáculo Ouriço - por Beth Néspoli
  • Histórias do Teatro-DF Por Meio da Documentação – Elizângela Carrijo
  • Crítica do espetáculo Compatriota 066 - por Thereza Helena
  • Crítica do espetáculo Ouriço - por Leandro Brito
  • O Fazer Teatral em Manaus-Amazonas - Nereide de Oliveira Santiago
  • Crítica do espetáculo Histórias bordadas em mim - por Leidson Ferraz
  • Crítica do espetáculo Ouriço - por Lucas Koester
  • Panorama do Teatro no Espírito Santo - Duilio Kuster
  • Crítica do espetáculo Histórias bordadas em mim - por Ana Paula Sá
  • Crítica do espetáculo Ouriço - por Raphael Vianna
  • Performance da Plenitude e Performance da Ausência - Michele Campos de Miranda
  • Crítica do espetáculo Inhamor - por Beth Néspoli
  • Crítica do espetáculo Ouriço - por Thereza Helena
  • Pesquisas que desvelam as histórias do teatro em Santa Catarina - Vera Collaço
  • Crítica do espetáculo Para Acabar de Vez com o Julgamento de Artaud - por Leidson Ferraz
  • Teatro em Minas Gerais- Fernando Antonio Mencarelli
  • Crítica do espetáculo Soledad - por Doralice Lopes
  • Teatro Goiano - identidades que se constroem nas práticas do teatro de grupo - Ana Paula Teixeira
  • Crítica do espetáculo Soledad - por Samuel Bennaton Hilda
  • Teatro no Pará - Vanguardismos e Modernidades no Século XX - José Denis de Oliveira Bezerra
  • O Teatro Cearense em Síntese - Marcelo Farias Costa