FAQ

1 - Como funciona o processo de curadoria?
A indicação para o Palco Giratório é feita pelo(a) gestor(a) e curador(a) do projeto nos Departamentos Regionais do Sesc localizados em todos os  estados brasileiros. Cada gestor(a) e curador(a) do Sesc indica até cinco propostas artísticas para o circuito nacional a ocorrer no ano seguinte. Isso se dá por meio do preenchimento de um formulário eletrônico contendo vídeos e informações específicas dos espetáculos. Um critério fundamental é o fato de que cada gestor(a) e curador(a) deverá assistir presencialmente as propostas artísticas indicadas por ele, assegurando assim sua legitimidade e qualidade.  Este formulário será compartilhado por todos os gestores(as) e curadores(as) dos outros Sesc do Brasil por meio da ferramenta eletrônica de curadoria, com acesso restrito ao Sesc. Quando da finalização do processo de curadoria nacional do Palco Giratório, o(a) responsável pela gestão e curadoria do projeto no Sesc local informará o resultado da seleção aos grupos indicados naquele ano.

2 - Como se inscrever para circular no Palco Giratório?
Todos(as)  os(as) interessados(as) devem procurar o(a) responsável pela gestão e curadoria do Palco Giratório no Sesc de cada estado brasileiro e fazer o convite para assistir ao seu espetáculo ou proposta artística presencialmente. No momento seguinte, caso haja interesse na indicação do espetáculo ou proposta artística para a curadoria nacional do Palco Giratório, o(a) responsável pelo espetáculo apresentado deverá preencher um formulário eletrônico listando todas as necessidades técnicas, logísticas, histórico do espetáculo e do grupo, fotos e vídeos referentes a essa produção. Quando da finalização do processo de curadoria nacional do Palco Giratório, o(a) responsável pela gestão e curadoria do projeto no Sesc local informará o resultado da seleção aos grupos indicados naquele ano. Esse processo ocorre aproximadamente doze meses antes do inicio da circulação nacional no ano seguinte.


3 - Como contactar um curador do Palco Giratório?
Procure o setor de cultura do Departamento Regional do Sesc de seu estado.
 
4 - Quantos espetáculos são selecionados e porque esta quantidade?
Cada estado brasileiro pode indicar até cinco espetáculos anualmente para a curadoria nacional. A seleção final ocorre em um encontro de curadoria nacional, onde são definidos os espetáculos de circo, dança, teatro, intervenção urbana e performance que participarão do circuito nacional. Nos últimos anos, em função do número de cidades envolvidas e do limite orçamentário do Projeto, têm sido selecionados 19 espetáculos. Para evitar a concentração, cada estado brasileiro pode estar representado anualmente com o máximo de 03 espetáculos dentre os selecionados. Além disso, a cada ano, o Palco tem apresentado um Circuito Especial, homenageando artistas e grupos de referência para as artes cênicas no país.