O Palco Giratório no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o processo de interiorização com o Palco Giratório se iniciou em 1998, com a criação do projeto. A ação se desenvolveu e em 2005 iniciamos um circuito sistemático com a realização das quatro etapas em sete cidades. Hoje, as etapas são desenvolvidas em 13 cidades do interior do estado (Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Carazinho, Passo Fundo, Santa Rosa, Ijuí, Alegrete, Santa Maria, Camaquã, Montenegro e Lajeado). Para a seleção das cidades consideramos: locais com teatros próprios ou que possuem teatros municipais; cidades que tenham público potencial e com interesse para projetos culturais sistemáticos e equipe Sesc constituída para operacionalização do projeto.
 

Pela sistematização da ação é possível afirmar que o projeto formou público nas diversas cidades, e possibilitou ao Sesc investir em tantas outras ações paralelas e complementares, tendo em vista um público aberto e interessado na fruição e no diálogo com a produção artística oferecida pela entidade. Durante todo o ano, circulam nessas cidades produções do Rio Grande do Sul e de fora do estado; além disso são realizadas ações que apresentam outras linguagens artísticas. Em alguns locais, as mostras de Artes Cênicas, as aldeias e outros eventos possibilitam o desenvolvimento da classe artística, com participação efetiva nos espetáculos, bate-papos, oficinas, pensamentos giratórios.
 

O entendimento que temos da formação de público e plateias interessadas vem ao encontro da interiorização, diversidade de programação e sistematização. Acreditamos que a frequência de disponibilização de ações culturais (de todas as linguagens) é fundamental para a construção de uma plateia para as artes.
 

A classe artística na maioria das cidades do interior é formada por profissionais que trabalham em outras áreas. No entanto, o projeto vem proporcionar o diálogo entre os fazeres, muitas vezes, similares vindos de outras regiões do país, o que contribui para diminuir as distâncias, unir interesses e anseios.