Título da obra

Compositor


Formação
Instrumentos

O Projeto

O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores.

Histórico do projeto

Iniciado em 2007 o Banco Digital Sesc de Partituras implantou computadores com o programas de editoração de partituras e acervo de obras digitalizadas em 17 Unidades do Sesc se tornando importante subsídio para pesquisa e editoração de partituras para estudantes e músicos locais.

Em 2010 inicio-se o processo de reestruturação do projeto visando à ampliação de seu alcance através da criação deste site.

Sobre o acervo

O Sesc Partituras contempla obras de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje. Obras originais de interesse histórico, muitas delas pertencentes a acervos particulares de compositores, herdeiros ou de colecionadores, estão sendo editoradas e catalogadas por especialistas com vistas à sua definitiva preservação. O acervo também contempla obras de compositores contemporâneos, muitos ainda jovens e pouco conhecidos, também estão sendo incluídas no acervo, caracterizando o site como um ambiente difusor da produção musical brasileira em sua ampla diversidade, tornando-o um ambiente de convergência dos diversos segmentos ligados à cadeia produtiva da música.

Dinâmico, o Sesc Partituras é um acervo em constante atualização, tanto no que tange à ampliação de seu catálogo de obras quanto na atualização das informações nele constantes. Acessível, permite que novos compositores solicitem a inclusão de suas obras a partir de canais de comunicação direta com seus administradores.

Direitos autorais

Todo o acervo do Sesc Partituras pertence ao domínio público ou possui licença para sua inclusão no catálogo, inclusive com autorização para impressão. No entanto, para o caso de gravação fonográfica das obras, adaptação e outras formas de uso não previstas, para a preservação dos direitos de autor faz-se necessária a negociação direta com cada compositor ou representante legal da obra, cujos contatos constam no site. Confira na íntegra a Lei nº 9.610 que regulamenta os Direitos Autorais no Brasil.