Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa

Educação em Saúde

A educação em saúde no Sesc promove espaços de diálogo, a fim de intervir positivamente nos determinantes sociais da saúde. A intenção é provocar mudanças nos motivos que levam à adoção de determinados estilos de vida, nas condições que favorecem essas decisões e nos apoios sociais e estruturais que as reforçam. De acordo com um diagnóstico que aponta as questões mais relevantes em cada território, são desenvolvidas ações interdisciplinares de caráter educativo nos âmbitos da promoção, prevenção e controle social da saúde.

Fazem parte das atividades desenvolvidas encontros, rodas de conversa, palestras, oficinas, cursos, videodebates e exposições mediadas, que proporcionam aos participantes a construção de conhecimentos. Além disso, a Educação em Saúde do Sesc desenvolve campanhas nacionais, sob orientação do calendário do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Nossos Planos

O projeto tem como foco o acesso a informação e a serviços de planejamento reprodutivo, contribuindo para a promoção da saúde sexual e reprodutiva de homens e mulheres, adolescentes e adultos. As ações abordam questões como a escolha de ter filhos, os diversos métodos contraceptivos e as possibilidades disponíveis na rede pública de saúde.

Retratos de Família

Contribuir para a promoção da saúde sexual e reprodutiva de homens e mulheres em suas experiências de parentalidade é o objetivo do Retratos de Família, que aborda a chegada da criança no núcleo familiar. O projeto trabalha com questões como as novas configurações familiares, o puerpério, os primeiros cuidados com o bebê, a introdução da criança adotada no meio familiar, os direitos da criança e a importância da rede de apoio. Retratos de Família é desenvolvido tanto em unidades do Sesc como dentro de empresas do comércio, em grupos focais.

Multiplique essa ideia

As ações deste projeto têm como objetivo difundir informações que possibilitem a prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Alguns dos temas abordados nas ações, destinadas ao público comerciário nas empresas e também a estudantes, são formas de prevenção, métodos disponíveis para evitar a transmissão de ISTs, orientações sobre autoconhecimento do corpo, e autocuidado.

Ver com Saúde

Por meio de estratégias que visam ampliar as condições e possibilidades da capacidade visual, Ver com Saúde contribui para uma melhor qualidade de vida do público. O projeto é desenvolvido em escolas, destinado a estudantes de diferentes idades. O processo metodológico inclui etapas de triagem de acuidade visual, realização de consultas oftalmológicas, doação de óculos e desenvolvimento de ações educativas com os educadores, alunos e seus familiares. Tais atividades integram a saúde ocular ao conjunto de atividades pedagógicas propostas pela escola.

Sesc Saúde Mulher

Rede de unidades móveis que tem como objetivo promover a saúde da mulher por meio de ações educativas, do oferecimento de exame citopatológico e mamografia (para rastrear possíveis cânceres de mama e de colo de útero) e de encaminhamento para diagnóstico e tratamento.

Saiba mais

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.

Font Resize
Contraste