Artes Cênicas

A linha de atuação do Sesc no campo das Artes Cênicas se caracteriza pelo estímulo à reflexão e o fomento à produção artística, por meio de ações em circo, dança e teatro. Artistas e público têm acesso a uma programação diversificada de gêneros, linguagens e expressões, que atendem a todas as faixas etárias.

Projetos como o Sesc Dramarturgias e o Cena em Questão trabalham o desenvolvimento de uma visão crítica e a formação artística. Já o Palco Giratório proporciona a democratização do acesso aos bens culturais, por meio da circulação de espetáculo por todo o país.

Além disso, as ações formativas, mostras e festivais realizados em todos os locais onde o Sesc se faz presente, levam à oportunidade de troca de experiências e difusão de manifestações artísticas. Para tanto, o Sesc conta com profissionais capacitados, espaços e equipamentos especializados.

 

Palco Giratório

Anualmente, o Palco Giratório percorre os mais diversos cantos do país com o objetivo de difundir as artes cênicas brasileiras e democratizar o acesso à cultura. Grupos de artistas, selecionados por uma curadoria nacional, circulam com espetáculos de dança, teatro e circo, que alcançam todas as faixas etárias.

Paralelo aos espetáculos, é realizada uma vasta programação de oficinas, festivais, mesas-redondas e palestras, com a participação ativa da comunidade, artistas locais e convidados. Tais ações, além de propiciar a troca de experiências e divulgação do trabalho dos profissionais, incrementa o setor produtivo, com a geração de emprego para inúmeros trabalhadores que atuam na área. Saiba mais: www.sesc.com.br/palcogiratorio

 

Sesc Dramaturgias

O Sesc Dramaturgias promove espaços de formação, experimentação e intercâmbio artístico e cultural em todas as regiões do Brasil. São oficinas de Leituras Dramatizadas, Escrita Dramatúrgica, Dramaturgia do Ator, Dramaturgia da Dança, Dramaturgia do Circo e Dramaturgia da Luz, ministradas por artistas e pesquisadores atuantes na cena nacional. O projeto é voltado para estudantes, artistas profissionais e amadores e interessados em artes cênicas em geral.

 

Cena em Questão

Por meio de oficinas de crítica cênica, o projeto Cena em Questão promove o diálogo e a reflexão sobre a cena local. O objetivo é estabelecer trocas junto à comunidade de espectadores, artistas e interessados, estimulando modos de apreciação estética sobre formas, conteúdos e paradigmas latentes em criações cênicas locais ou em circulação por Aldeias, Mostras e Festivais.