Artes Visuais

O Sesc realiza diversas ações de artes visuais que difundem a linguagem por meio do intercâmbio, fomento e formação educativa. Além de abrir espaço para artistas consagrados e estreantes exporem seus trabalhos; oficinas, cursos, materiais educativos e visitas guiadas integram o público às obras, ajudando no desenvolvimento de um olhar crítico e criativo.

Um dos projetos desenvolvidos na área é o Arte Sesc, que promove a itinerância de exposições individuais e coletivas. As mostras percorrem as unidades da Instituição em todo país, aproximando a população das artes visuais, com desdobramentos locais por meio de ações educativas, performances e intervenções. O Arte Sesc já circulou com obras de Arthur Bispo do Rosário, Beatriz Milhazes, Carlos Vergara, Carybé, Claudio Tozzi, Lasar Segall, Nuno Ramos e Portinari.

Já o Sesc Confluências atua no fomento à pesquisa, prática e difusão das artes visuais. Por meio de encontros colaborativos, artistas, curadores, críticos, gestores e estudantes de arte reúnem-se em laboratórios culturais para o desenvolvimento de projetos coletivos, construídos a partir das demandas locais.

O Sesc também desenvolve e distribui materiais pedagógicos como a Caixa dos Escolhidos e o Bauzinho do Pintor, que são instrumentos para formação de crianças, jovens e adultos em ambientes formais e não-formais de educação, ampliando e difundindo a cultura brasileira