Educação Complementar

O Sesc promove ações em educação não formal com foco na ampliação de conhecimentos e do universo sociocultural de crianças, jovens e adultos, considerando o desenvolvimento integral dos sujeitos, a expansão das suas possibilidades formativas e de acesso ao mundo do trabalho, de acordo com a demanda do território. A Educação Complementar é composta por três modalidades: Complementação Curricular, Acompanhamento Pedagógico e Aperfeiçoamento Especializado.

Complementação Curricular

  • Pré-Vestibular: Os cursos preparatórios para acesso ao Ensino Superior do Sesc têm a finalidade de dar suporte aos estudantes para as provas de vestibular, ENEM e programas seriados. Além das aulas de revisão de conteúdo do Ensino Médio, com estratégias variadas e simulados, os estudantes têm acesso à programação cultural e orientação para escolha da futura profissão. Atualmente, são desenvolvidos nos estados: CE, MA, PB, PR, PE, PI, SC, TO e no Polo Educacional Sesc (RJ).
     

  • Idiomas: O Sesc realiza cursos de inglês, espanhol, francês, alemão e libras direcionados a todas as faixas etárias, nos estados: AM, AP, BA, CE, GO, PA, PB, PE, PI, PR, SE, SC, SP, RJ, MT e MA.

Acompanhamento Pedagógico

  • Criar Sesc - o projeto é resultado da necessidade de valorização das infâncias e suas múltiplas experiências no território brasileiro. Com o objetivo de promover a educação integral, o projeto atua no território por ser um espaço educativo onde as crianças estão inseridas, considerando as diferentes linguagens do brincar como forma de construir conhecimento.    
     As atividades são ofertadas a crianças, do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas ou privadas, em turno inverso ao escolar, envolvendo proposta de oficinas, projetos pedagógicos, apoio nas tarefas escolares, ações integradas com outros programas do Sesc. Por meio da investigação e pesquisa os estudantes, com muita colaboração, desenvolvem a autonomia e a capacidade de aprender a aprender. Atualmente é desenvolvido em 60 unidades (AC, AL, AM, AP, BA, CE, MA, MT, MG, PA, PE, PI, PB, RN, RO,RS, SE e TO), com mais de 6,7 mil crianças inscritas. 

Aperfeiçoamento Especializado

Conjunto de ações que tem como finalidade a formação inicial ou continuada dos profissionais de diferentes áreas em temas convergentes com a missão e as diretrizes institucionais, difundindo conhecimentos e afirmando valores que contribuam para ampliação do capital humano e sociocultural.