Publicado em 02/05/2014
Atualizado em 02/05/2014
CineSesc realiza 6° Festival Internacional do Documentário Musical em São Paulo
Evento exibe 60 títulos nacionais e internacionais entre 1º e 11 de maio
Começou em São Paulo a 6ª edição do Festival Internacional do Documentário Música - IN-EDIT Brasil, que segue até o dia 11 de maio, na sala do CineSesc, com a exibição de 23 documentários nacionais e 37 produções estrangeiras, sendo a maioria com estreia nacional.
Entre os 23 documentários nacionais estão longas, médias e curtas-metragens. Vários deles estão em cartaz, como o filme "Olho Nu", um ensaio cinematográfico de Joel Pizzini sobre a trajetória de Ney Matogrosso em mais de quatro décadas de shows. O longa é também um presente ao espectador, pois traz mais de 300 horas de imagens gravadas do arquivo pessoal do artista.
Também fazem parte da mostra os filmes "Cauby: Começaria Tudo Outra Vez", de Nelson Hoineff, filme que apresenta o cantor, hoje com 80 anos, repassando sua vida e obra com sabedoria; "A Farra do Circo", de Roberto Berliner e Pedro Bronz, que faz um apanhado da história do Circo Voador, plataforma de lançamento para toda uma geração de artistas; e "Democracia em Preto e Branco", de Pedro Asbeg, sobre a Democracia Corintiana, instaurada por Sócrates, Casagrande e Vladimir em 1982.
No dia da abertura da mostra, 1º de maio, a sessão é com o longa "20 Feet From Stardom", vencedor do Oscar 2014 de melhor documentário. Na seleção de filmes estrangeiros, não faltam produções que destaquem grandes nomes da música ou gêneros sonoros por aqui. É o caso de "Jimi Hendrix: Hear My Train a Comin'", considerado o documentário "oficial" sobre o maior guitarrista de todos os tempos. Outro destaque é o filme "Finding Fela", do premiado documentarista Alex Gibney, que retrata a obra e vida do músico, ativista e criador do Afrobeat, Fela Kuti. "Good Ol’Freda" traz a história dos Beatles contada por um personagem que ficou oculto em toda trajetória da banda: a secretária Freda Kelly. Você também pode conhecer os Narco Corridos (uma espécie de Proibidão mexicano), no documentário "Narco Cultura".
Outros longas serão exibidos em sessões, como Peaches Does Herself, A Band Called Death, Supermensch: The Legend of Shep Gordon, American Interior, Harry Dean Stanton: Partly Fiction, As Time Goes By in Shanghai, Naked Opera, Teenage, Enzo Avitabile Music Life e The Great Hip Hop Hoax.
Entre os dias 12 e 14 de maio, o In-Edit Replay traz de volta filmes vencedores do Festival de 2009 a 2014. Entre eles, estão "Jards Macalé: Um Morcego na Porta Principal", de Marco Abujamra e João Pimentel; "Música Serve pra Isso: Uma História dos Mulheres Negras", de Bel Bechara e Sandro Serpa; "Vou Rifar Meu Coração", de Ana Rieper; "Dzi Croquettes", de Tatiana Issa e Raphael Alvarez e ‘Filhos de João, "O Admirável Mundo Novo", de Henrique Dantas.
O homenageado desta edição é o cineasta holandês Frank Scheffer, que há 30 anos retrata nomes da vanguarda musical como Edgar Varese, Frank Zappa, Gustav Mahler, Eliot Carter, Brian Eno e, especialmente, John Cage. O diretor estará no CineSesc para apresentar a sessão de "Frank Zappa: A Pioneer of the Future of Music", que apresenta a força roqueira do músico. Também passa por aqui seu longa "Conducting Mahler", que capta a emoção de diferentes maestros regendo a obra do compositor austríaco.
Além da projeção na sala do CineSesc, o IN-EDIT Brasil 2014 também terá sessões no MIS, Cinemateca Brasileira, Matilha Cultural, Cine Olido e Centro Cultural de São Paulo. Veja a programação completa da mostra no site do IN-EDIT.