Publicado em 11/04/2014
Atualizado em 15/04/2014

Embarcando com Saúde oferece orientações gratuitas sobre diabetes

Estande estará nos terminais Padre Pelágio, Praça da Bíblia e Novo Mundo

O Embarcando com Saúde leva aos usuários dos terminais urbanos de Goiânia orientações das causas, sintomas e prevenção da diabetes, nos dias 15 - em Padre Pelágio, 22 - na Praça da Bíblia, 23 - em Anápolis, e 29 de abril - no Novo Mundo, das 13h às 17h. O estande vai oferecer orientações sobre hipertensão e diabetes com aferição de pressão arterial e dosagem glicêmica. Junto ao atentimento será realizado teste complementar de glicemia e distribuição de material informativo. 

A assistente social do Sesc Itelma Rosa da Silva e a assessora técnica Karoline Medeiros de Menezes são as responsáveis pela ação, que tem como objetivo ampliar a concepção de vida saudável enquanto prática de cidadania e direito de todos, compreendendo os mais variados estilos de vida e prevenção de doenças, reforçando a prática de promoção e proteção a saúde junto as pessoas que circulam pelas estações de terminal coletivo da cidade de Goiânia. 

Durante o exercício serão enfatizados os temas Doenças Silenciosas, como a hipertensão, diabetes, colesterol e câncer, os mais procurados pela comunidade. Dentre as atividades e serviços prestados no evento, além das orientações, estão jogos interativos, exposições de modelos anatômicos e de materiais educativos, biblioteca e acervo de livros relacionado ao tema, atividade cultural educativa e testes complementares - de glicemia capilar, colesterol total capilar,  aferição de pressão arterial, monoximetria -, realizado por profissionais da saúde, e que permitem a interação e a participação do público.

A expectativa mensal é de 1.100 atendimentos, sendo o evento fixo, com agenda de fevereiro a novembro, sempre as terças-feiras. 



Embarcando com Saúde do Sesc em Goiás

Criado há cinco anos, o projeto social em educação e saúde tem como objetivo orientar os usuários do transporte coletivo sobre cuidados com a saúde, prevenindo assim várias doenças. Segundo a assistente social Itelma, testes são realizados para que o profissional deem uma orientação mais específica no atendimento, mas sem diagnóstico. 

Outro dado importante observado durante a ação é que a maioria das pessoas atendidas nunca tiveram informações sobre prevenção e tratamento de várias doenças abordadas pelo evento. Por essa razão, além de ter acesso a testes clínicos e poder tirar dúvidas com profissionais especializados, quem é atendido no estande leva pra casa material informativo sobre os temas.

No próximo semestre, o Embarcando Saúde irá tratar o tema do câncer nos estandes. Para saber mais acesse o site do Sesc em Goiás.





O Sesc no Brasil