Sesc triplamente vitorioso em prêmio de arquitetura
O projeto do Centro Cultural Caborê, do Sesc Paraty, e as Unidades 24 de maio e Guarulhos, do Sesc em São Paulo, venceram a edição 2020 do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura: Habitat Sustentável. O espaço do nosso Polo de Referência ganhou na categoria Projeto institucional e as Unidades paulistas, na categoria Edificação institucional.
CENTRO CULTURAL CABORÊ
De autoria do escritório do arquiteto Luiz Eduardo Indio da Costa, o projeto do Centro Cultural Caborê, em Paraty, já estava em andamento, mas as obras foram paralisadas em função da pandemia. Quando inaugurado, será o maior centro cultural da região da Costa Verde, com cinema, teatro biblioteca e espaços de convivência que integram pessoas e natureza.
UNIDADE SESC GUARULHOS
Foi criada pelo arquiteto Renato Dal Pian e inaugurada em 11 de maio de 2019. Com aproximadamente 34 mil m² de área construída, o centro cultural, esportivo e de convivência teve pré-estreia digital com os convidados Criolo, Contardo Calligaris e Renata Falzoni.
UNIDADE SESC 24 DE MAIO
Localizada na capital paulista, a Unidade tem conceito arquitetônico assinado pelo renomado Paulo Mendes da Rocha. O edifício, de concreto, vidro e ferro, tem 13 andares, muitas rampas e uma piscina semiolímpica na cobertura, com capacidade para 400 pessoas e uma vista panorâmica de São Paulo.
Sobre o Prêmio
Criado em 2014, o Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura: Habitat Sustentável é uma iniciativa que tem como finalidade reconhecer e premiar projetos de arquitetura que se destacaram em soluções de conforto ambiental e que acreditam na significativa contribuição da construção civil para a sustentabilidade do setor.
Este ano, foram cerca de 1.500 projetos inscritos, dentre os quais foram selecionados 22 finalistas, em categorias para estudantes e profissionais. A ordem classificatória, os destaques e o melhor projeto serão divulgados no evento de premiação (ainda sem data em função da pandemia de Covid-19) e no site do prêmio, após o evento.