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O Departamento Nacional do Sesc, interessado em dialogar com as produções dos conhecimentos dos povos indígenas do Brasil, promoveu nos anos de
2016 e 2017 a formação continuada de seus colaboradores com o objetivo de ampliar seus saberes, para atuar profissionalmente nas ações implicadas com as questões sociais relativas a esse grupo.Com o advento da Lei n. 11.645, de 2008, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional – Lei n. 9.394, de 1996, para incluir no currículo da Educação Básica a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, o Sesc tomou essa legislação como perspectiva de formação educativa, cultural e social, principalmente no que tange à diversidade de saberes e conhecimentos que o Brasil abarca.
A produção do saber referente a essa legislação inclui diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir dos dois grupos étnicos – indígenas e negros – e ressalta as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Com as vozes representantes das sociedades Krenak, Kaingang, Kayapó, Baniwa, Munduruku, entre outras, esta publicação visa aprofundar o diálogo promovido na ação formativa e ampliar os sentidos dados dos debates da contemporaneidade acerca da plurirracialidade que o Brasil congrega, apontando questões e propondo encaminhamentos, a partir de suas experiências e vivências.
Destacamos que este segundo volume, decorrente da ação formativa mencionada, traz somente os textos inéditos que tratam das perspectivas indígenas, na busca por reflexão, diálogo e debate. Aqui estão dispostos caminhos e possibilidades que podem ampliar o diálogo acerca das questões calcadas pelas sociedades indígenas enquanto debate afirmativo, cultural e educativo.
Esperamos que esta publicação possa fazer parte do rol das produções de conhecimentos e dos projetos formativos, em diversificadas instâncias, como
base estruturante de ações educativo-culturais, apontando os pensamentos cosmológicos e epistemológicos indígenas como fonte fundamental para a construção de novos saberes em nossa sociedade multiétnica. -
Número de Páginas:
162 páginas
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Arquivos para download
Educação em Rede Vol.7