Edição 2020

INSISTIR
E
PERSISTIR.


PERFURAR
E
ATRAVESSAR.


Dissolver as noções de centro e periferia, atravessar geografias e aproximar pessoas, ideias, experiências, histórias, conceitos e espaços com a circulação de propostas de artes cênicas são cernes da ação do Palco Giratório. Há 23 anos, artistas de circo, dança e teatro de todo o Brasil têm a possibilidade de difundir seus trabalhos para os mais diversos públicos por meio do trabalho ininterrupto da Rede Sesc de Intercâmbio e Difusão das Artes Cênicas.


O Palco Giratório chega aos públicos em 2020 como resultado de um desafio árduo de reinvenção. Desafio sustentado de modo coletivo por 33 profissionais de artes cênicas do Sesc de todo o Brasil que, por meio de um processo curatorial de suportes híbridos entre o digital e o presencial, constroem um panorama de propostas artísticas fazendo emergir as questões da sociedade a cada tempo. Para elaborar a programação de cada ano, os curadores do Sesc, após assistirem obrigatoriamente de modo presencial a espetáculos de seu estado, indicam até cinco artistas e/ou grupos de circo, dança, teatro e suas interfaces para participarem do processo curatorial.


Por meio de uma plataforma online específica, os curadores assistem aos vídeos das propostas e debatem no Encontro Nacional de Artes Cênicas a programação final. Tendo como disparadores critérios como diversidade de linguagens, territorialidade, pertinência do tema tratado para a contemporaneidade e trajetória artística dos profissionais envolvidos, o processo curatorial é sempre complexo, dinâmico e desafiante, posto que precisa articular subjetividades e afetos em tensionamento constante com a racionalidade e a estratégia.


Cabe ressaltar que a mobilização de públicos é necessária não apenas fora, mas também dentro da Instituição. O público interno é um importante grupo a ser sensibilizado, para a melhoria da qualidade de vida que a cultura proporciona e para que se sinta valorizado como parte integrante do desenvolvimento dos projetos do Sesc.

Esta integração se reflete no ensaio fotográfico proposto e produzido pela Assessoria de Comunicação em diálogo com a equipe de Artes Cênicas do Departamento Nacional do Sesc, e que marca a identidade visual do Palco Giratório 2020. Convidamos os profissionais dos mais diversos setores da Instituição, que constroem este projeto junto com a gente, para participar do ensaio e demarcar seus corpos nas imagens que estampam todo o material gráfico desta edição. Irromper o cotidiano com esse momento intenso de respiro, criação, troca e descontração foi muito importante para todos os envolvidos e, certamente, revela outras dimensões do envolvimento dos funcionários do Sesc com o projeto. 


Que bom ter você por perto para atravessarmos juntos o ano de 2020 nessa grande corrente de muita arte e afeto. Vem com a gente!