Francesco Tonucci debate a realidade das escolas no pós-pandemia

Webinar Como planejar a volta às salas de aula? é uma parceria do Sesc com o IIPE Unesco

A pandemia de Covid-19 afetou significativamente a área de educação, com aulas suspensas e o aprendizado migrando para o ambiente virtual. Aos poucos o isolamento social, necessário ao combate ao coronavírus, começa a ser flexibilizado e é o momento de se pensar em como será o retorno do funcionamento das escolas. O assunto é tema do webinar Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19, com o psicopedagogo italiano Francesco Tonucci.

Organizado pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional da UNESCO em parceria com o Sesc, o seminário será realizado no dia 24 de junho, por meio de uma plataforma digital. O objetivo é propor uma reflexão sobre a planificação para a reabertura das escolas no Brasil e na América Latina. O evento é aberto ao público, terá tradução em português e espanhol e os participantes receberão certificado.

Francesco Tonucci, também conhecido como Frato, é o criador do projeto “A cidade das crianças” (La città dei bambini), sendo conhecido mundialmente por defender a importância das crianças na organização e na vida das cidades. Desde o início da pandemia de Covid-19, o psicopedagogo tem defendido formas criativas de dar continuidade ao processo educacional e se mostrado cético aos anseios e tentativas de manter a mesma estrutura pedagógica em um mundo onde tudo subitamente mudou.

Se durante o período de quarentena seu conceito de “casa laboratório” propõe uma aprendizagem a partir da experimentação das possibilidades que o ambiente doméstico oferece, a proposta para o momento pós-pandemia é que o mundo explorado dentro de casa não seja esquecido e possa transformar o ambiente escolar.

No webinar, Tonucci vai explorar questões que ainda estão no ar quando se trata da reinvenção da escola no novo cenário pós-pandemia: Como garantir processos de interação com o distanciamento social necessário? Como serão implementados os protocolos de cuidados na rotina escolar? Quais serão as consequências para crianças e adolescentes do aumento da desigualdade gerado pela crise sanitária?

A transmissão do webinar Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19 será feita pelo site do IIPE UNESCO, Escritório para América Latina. Para participar, basta realizar a inscrição no site antes do início do evento: https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/pt/eventos/como-planejar-volta-salas-de-aula .


Serviço

Webinar: Como planejar a volta às salas de aula? Aprendizados sobre a relação escola-famílias em tempos de COVID-19

Palestrante: Francesco Tonucci

Moderadoras: Gladys Kochen, Coordenadora de Formação do Escritório para a América Latina do IIPE UNESCO e Gilvania Ferreira Porto, Analista da Área de Educação do Departamento Nacional do Sesc.

Dia: Quarta-feira, 24 de junho de 2020.
Hora: 14h30 (GMT -3).
Duração: 90 minutos.
Idioma: Espanhol e português, com legendas.