A música no Sesc

O Sesc promove a produção musical das diversas regiões, oferecendo programações pautadas na diversidade de gêneros e estilos musicais, oferecendo ações formativas que possibilitam a qualificação de profissionais da área e o desenvolvimento de estudantes.

Através da programação de suas unidades em todo o país, o Sesc conhece, valoriza e incentiva os artistas locais.

 

Neste contexto, os diferentes perfis de público, com ênfase nos comerciários, têm acesso a programações qualificadas e com grande potencial de ampliação da sua experiência estética.

 

Além das diversas programações regulares desenvolvidas em âmbito regional, são produzidas ações nacionais como o Sesc Partituras, Sonora Brasil, Pauta Contemporânea e as mostras de música.

Sesc Partituras

www.sesc.com.br/sescpartituras
O Sesc Partituras é uma biblioteca digital sem fins lucrativos que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro, democratizando o seu acesso através da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. Utilizando eficiente sistema de busca, o site permite a visualização e impressão integral das obras catalogadas e a audição da maioria delas, oferecendo importante suporte a músicos, estudantes de música e pesquisadores.

Sonora Brasil

www.sesc.com.br/sonorabrasil
Realizado desde 1998, o Sonora Brasil promove a circulação nacional de artistas, com foco nos representantes da tradição oral e da música de concerto. Para despertar o olhar crítico do público sobre a produção e difusão de música no país, as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

 

A cada dois anos, dois temas são desenvolvidos buscando aprofundar a relação do público com aspectos relevantes da música no país. Os conteúdos abordados são apresentados através de concertos e  complementados com um catálogo  distribuído ao público gratuitamente, com informações detalhadas sobre o tema e sobre os grupos participantes.

Pauta Contemporânea

 

Promove ao longo de uma semana cursos e oficinas que visam ao desenvolvimento técnico de estudantes, músicos e compositores das diversas regiões do país, ao mesmo tempo em que leva ao público, através de concertos e palestras, a música contemporânea com sua estética e suas experimentações.

 

Para descentralizar e ampliar o acesso ao conhecimento musical, o projeto é realizado fora dos grandes centros, em cidades que possuem um movimento musical representativo. É desenvolvido por professores experientes em suas especialidades.

Mostras de música

 

Realizadas em 20 estados do Brasil com o objetivo de difundir as produções locais, proporcionam o intercâmbio entre compositores, intérpretes e público. Ao contrário dos tradicionais festivais de música, as Mostras não têm caráter competitivo e agregam atividades de formação como cursos, oficinas, palestras e apresentações didáticas, que visam promover o desenvolvimento da produção musical em cada região e a formação de platéia.

 

Para construir um ambiente cooperativo e agregador, as Mostras podem assumir diferentes formatos de acordo com as particularidades regionais, mas sempre buscam valorizar o trabalho de artistas que desenvolvem projetos qualificados e pouco difundidos, e, preferencialmente, diferenciados dos padrões estéticos consolidados.