O Projeto

O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música composta por partituras digitais, obras transcritas através de programas de editoração musical. O site disponibiliza o acesso gratuito às partituras através de um sistema de busca coerente com necessidades dos estudantes, professores, músicos e pesquisadores o que inclui, além da consulta ao catálogo com suas informações, a visualização e possibilidade de download integral de cada obra musical.

O projeto investe regularmente na pesquisa e editoração de novas partituras através de especialistas visando à preservação e divulgação de acervos históricos, particulares ou institucionais.


Sobre o Acervo

O acervo do projeto contempla musicas de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje com obras originais de interesse histórico, muitas delas até então apenas pertencentes a acervos particulares e obras de compositores contemporâneos, alguns ainda pouco conhecidos caracterizando o site como um ambiente difusor da produção musical brasileira em sua ampla diversidade. tornando-o um ambiente de convergência dos diversos segmentos ligados à cadeia produtiva da música.

Dinâmico, o Sesc Partituras é um acervo em constante atualização, tanto no que tange à ampliação de seu catálogo de obras quanto na atualização das informações nele constantes. Acessível, permite que novos compositores solicitem a inclusão de suas obras a partir de canais de comunicação direta com seus administradores.


Direitos Autorais

Todos as obras disponibilizadas no site Sesc Partituras foram autorizadas por seus autores ou são de domínio público. O conteúdo das partituras enviadas diretamente pelos compositores e colaboradores é de responsabilidade dos mesmos conforme declaração assinada.

É importante ressaltar que a autorização se restringe apenas à disponibilização das partituras e que em demais casos como o de gravações fonográficas das obras, adaptação e outras formas de uso não previstas, para a preservação dos direitos de autor faz-se necessária a negociação direta com cada compositor ou representante legal da obra, cujos contatos constam no site. Confira na íntegra a Lei nº 9.610 que regulamenta os Direitos Autorais no Brasil.


A Música no Sesc

O Sesc, através de seus projetos e de sua programação sistemática, desenvolvida em todo o Brasil pelos Departamentos Regionais, possibilita ao público a ampliação da vivência musical para além do que já é acessível através dos principais meios de difusão da música. A programação inclui oferta de atividades de formação e aprimoramento no campo da música, fomento à produção, circulação de projetos artísticos e apoio à preservação, criação e difusão do patrimônio musical brasileiro.

Neste contexto, os diferentes perfis de público, com ênfase nos comerciários, têm acesso a programações qualificadas e com grande potencial de ampliação da sua experiência estética.

Além das diversas programações regulares desenvolvidas em âmbito regional, são produzidas ações nacionais como o Sesc Partituras, Sonora Brasil e a Rede Sesc de Mostras de Música. Mais informações nos links. www.sesc.com.br e www.sesc.com.br/sonorabrasil.