Música

O Sesc trabalha pelo incentivo e difusão da produção musical brasileira, levando ao público diversas manifestações artístico-culturais. Sua programação inclui oferta de atividades de formação e aprimoramento, circulação de projetos artísticos e apoio à preservação do patrimônio musical brasileiro.

Além de incentivar as produções locais e o trabalho dos artistas, são promovidas ações formativas, que possibilitam a qualificação de profissionais da área e o aprendizado de estudantes.

Paralelo às programações regulares desenvolvidas em âmbito regional, são produzidas ações nacionais como os projetos Sonora Brasil, Sesc Partituras e Rede Sesc de Mostras de Música

 

Sonora Brasil

O Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do país, apresentando ao público estilos musicais pouco difundidos. Com isso, busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical.

As apresentações do Sonora Brasil têm caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes. O projeto realiza aproximadamente, 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. Saiba mais em www.sesc.com.br/sonorabrasil.

 

Sesc Partituras

O Sesc Partituras é uma biblioteca virtual de música que visa preservar e difundir o patrimônio musical brasileiro por meio da disponibilização de partituras digitalizadas e editoradas. A partir de um eficiente sistema de busca, o site oferece acesso gratuito às partituras, permitindo a consulta e download das obras catalogadas. O acervo contempla músicas de compositores brasileiros de várias gerações, desde o período colonial até os dias de hoje.

O projeto investe regularmente na pesquisa e editoração de novas partituras, visando à preservação e divulgação de acervos históricos, particulares ou institucionais. Também promove a série Concertos Sesc Partituras, com objetivo de divulgar o acervo e proporcionar ao público o contato com as obras por meio de apresentações musicais. Saiba mais em www.sesc.com.br/SescPartituras.

 

Mostras de Música

A Rede Sesc de Mostras de Música atua no fomento e difusão da música autoral, nos mais diversos gêneros e estilos. Por meio da realização das mostras, abre espaço para os trabalhos desenvolvidos em cada estado do país, não divulgados nos grandes meios de comunicação. Através do projeto, mais de 100 álbuns já foram gravados, o que representa ainda um importante mapeamento e contribuição para o registro fonográfico da música autoral brasileira.