Atividades são gratuitas e acontecem de 20 a 30/03, em Poconé
Aprender a transformar objetos que iriam para o lixo e criar utensílios domésticos, brinquedos e peças de decoração a partir de uma impressora 3D são algumas das experiências oferecidas durante o 1º Fest Faz – Faz e Refaz, a partir desta quarta-feira (20/03), no Sesc Poconé. O festival de experiências tem programação gratuita até o dia 30 de março, com atividades para todas as idades.
De acordo com a chefe do Núcleo de Programas Sociais do Sesc Poconé, Carolina Barros, o Fest Faz é um espaço da experimentação e da transformação em seu aspecto mais amplo. Propomos uma reflexão, através da prática, de como esse fazer e refazer deve estar presente no nosso comportamento, vida profissional, pessoal, na relação com as pessoas e com o mundo. Tudo isso com foco na sustentabilidade ambiental, explica.
Com a troca de livros, brinquedos e roupas, por exemplo, o objetivo do Fest Faz é promover a sustentabilidade com itens que estavam guardados e voltam a ter utilidade para outra pessoa. Os objetos também ganham novo significado ao serem refeitos durante as oficinas. Garrafas se tornarão copos, canos de PVC dão vida a uma luminária, jornais e revistas passam a ser porta objetos e cestas de decoração. Já na oficina de argila, a proposta é a retomada e conexão com a terra, utilizando produtos in natura, sem a presença de resíduos químicos e contaminantes.
Sesc Poconé – A unidade, que integra o Sesc Pantanal, tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. Está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, Centro de Poconé.
Confira a programação completa do Fest Faz:
Oficina: O poder da Argila (terapia com argila)
20, 25 e 27/3, das 15h às 18h, no Bosque do Sesc Poconé
Bazar Ler é um barato no Troca-Troca (levar livro para trocar)
21 e 28/3, das 14h às 18h, no Salão Social.
Cantinho da Arte: Fuxico com tampinha de garrafas (confecção de caminhos de mesa e descansos para panelas)
21 a 23/3, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Bosque do Sesc Poconé
Oficina: Plantas para a saúde (receitas com plantas medicinais)
21/3, das 8h às 11h e das 13 às 17h, no Bosque do Sesc Poconé
Arte com os dedos (técnicas de pintura), na exposição !Ainda Há Tempo?
21/3, das 14 às 18h, no Hall do Sesc Poconé
Oficina: Cachepôs e vasos de fibra de bananeira sustentável
22 a 24/3, das 14h às 17h, no Bosque do Sesc Poconé
Oficina: Luminária em PVC, desbaste em jeans e gravação em vidro e metal
23/3, 14h as 17h – Hall do Sesc Poconé
Palestra: Ferramentas Rotativas (dicas para comprar e utilizar ferramenta elétrica)
23/3, das 18h30 às 20h, no Salão Social do Sesc Poconé
Oficina Inventando Moda (dicas de customização)
24/03, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Bosque do Sesc Poconé
Faz de Conta com Fantoches (as crianças vão produzir e soltar a imaginação durante as histórias de faz de conta)
24/3, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Biblioteca Manoel de Barros
Oficina Arte em jornal e revista (técnicas para fabricação de cestos, porta objetos, etc)
25 a 27/3, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Bosque do Sesc Poconé
Oficina: Arte em papel machê (técnicas para fazer esculturas, objetos de decoração e utilitários)
25 a 27/3, das 8h às 11h e 14h às 17h, no Bosque do Sesc Poconé
Oficina: TransBORDANDO emoções (técnicas de bordados)
26 a 28/3, 8h às 11h e das 14h às 17h, no Bosque do Sesc Poconé
Oficina: No Território do brincar (aprenda a brincar utilizando bolas de diversas formas e tamanhos)
28/3, das 18 às 19h, no Bosque do Sesc Poconé
Palestra: Tecnologia Arduíno a revolução da automação (aprenda a desenvolver seus próprios robôs e máquinas)
27/3, das 19h às 20h, no Salão Social
Palestra: Impressão 3D e novas tecnologias no nosso dia-a-dia
28/3, às 19h, no Salão Social
Palestra-show Muros e Grades são Invenções Humanas
29/3, às 19h, na Sala de Projeções
Show Birita PerDida nos Tombos da Vida
30/3, às 19h, no Espaço Coberto do Jardim
Ações contínuas – 20 a 30/03
Estações do Fazer (leve uma garrafa de vidro e aprenda a cortar transformando em um copo) – das 9h às 18h no Hall do Sesc Poconé
Exposição: A tecnologia da Impressão 3D (objetos serão produzidos na hora) – das 9h às 12h e das 14h às 18h – Praça de Alimentação do Sesc Poconé
Exposição: Invenções com a tecnologia Arduino (interação com invenções) das 9h às 12h e das 14h às 18h – na Praça de Alimentação do Sesc Poconé
Exposição: Reciclando e reaproveitando objetos (transformação de objetos que iriam para o lixo) das 9h às 18h – Espaços do Sesc Poconé
Bazar de troca de roupas: pegue e desapegue das 9h às 18h – Espaços do Sesc Poconé
Bazar Ioiô: Troca-Troca de brinquedos das 9h às 18h – Espaços do Sesc Poconé
