Início 5 Notícias 5 Dia do Cerrado: Sesc Pantanal abre inscrições para o Enduro a Pé nesta quarta-feira

As inscrições para o Enduro a Pé do Parque Sesc Serra Azul serão abertas nesta quarta-feira (11/9), Dia do Cerrado, a partir das 18h, pelo site www.sescpantanal.com.br. A prova de regularidade será realizada no dia 13 de outubro, na unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, localizada em Rosário Oeste (MT). As vagas são limitadas e cada grupo pode inscrever até cinco pessoas.

A largada dos grupos começa às 7h para o percurso de 5 km. Com uma bússola e um caderno de orientações, os participantes vão superar os obstáculos do trajeto, enquanto respondem perguntas sobre o bioma do Cerrado. Jovens a partir de 16 anos podem se inscrever.

As três equipes que concluírem a prova primeiro serão premiadas com troféu. A equipe que chegar em 1º lugar vai ganhar uma diária no Hotel Sesc Porto Cercado com direito a um acompanhante para cada atleta do grupo. Também haverá um prêmio surpresa para o comerciário com Credencial Sesc e para equipes com no mínimo dois comerciários com Credencial Sesc.

No valor da inscrição de R$ 210 para o público geral e R$ 170 para comerciários com Credencial Sesc está incluso o kit com camiseta, copo ecológico e boné, as atrações turísticas do Parque, bem como o café da manhã com frutas, água de coco e barra de cereal, e o almoço.

Após a prova, os participantes poderão se refrescar no Riacho Serra Azul, fazer a contemplação da Cachoeira Serra Azul e aproveitar o frio na barriga da tirolesa. A Cachoeira Serra Azul é um dos principais atrativos da região turística de Nobres, rodeada de paredões de arenito que formam um lago cristalino com queda de 46 metros. Para chegar até ela, é preciso superar os 470 degraus, parte deles numa subida íngreme. Para quem desejar, a tirolesa de 700 metros ficará à disposição, após o banho com flutuação no Ribeirão Serra Azul.

Conservação do Cerrado

O objetivo do Enduro a Pé é sensibilizar as pessoas quanto à conservação do Cerrado e a importância desse bioma conhecido como a “caixa d’água do Brasil” ou “berço das águas”, por abrigar nascentes de rios que abastecem importantes bacias hidrográficas do Brasil.

Por isso, durante a programação do Enduro a Pé, os participantes também vão poder conhecer as pesquisas realizadas na área de 5 mil hectares do Parque Sesc Serra Azul, que inclui estudos com peixes, anfíbios e répteis da região.

O Parque Sesc Serra Azul é localizado próximo a uma das nascentes do Rio Cuiabá, que deságua no Pantanal, portanto esses territórios estão conectados e fornecem serviços ecossistêmicos para todo o planeta, que influenciam, inclusive, nas mudanças climáticas.

“Essa é uma de nossas estratégias para conscientizar a sociedade sobre o quão importante o Cerrado é para o meio ambiente. Temos a previsão de uma grande seca para este período de estiagem e o conhecimento é o caminho para que as pessoas se conscientizem e possam influenciar na conservação desse bioma para a geração futura”, destaca o gestor do Parque Sesc Serra Azul, Anderson Florêncio.

Parque Sesc Serra Azul

O Parque Sesc Serra Azul é uma das unidades do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, iniciativa do sistema CNC-Sesc-Senac. Com mais de 5 mil hectares, o Parque está localizado no município de Rosário Oeste (MT) e oferece aos turistas a experiência de viver o Cerrado o ano todo, por meio da contemplação na Cachoeira Serra Azul, do banho com flutuação no Riacho Serra Azul, da tirolesa de 700 metros, do arvorismo, do cicloturismo e da canoagem. No Restaurante Buritizal, o cardápio valoriza a gastronomia regional e contribui para o desenvolvimento econômico local.