A qualidade da água no Pantanal é o tema principal do evento Diálogos Pantaneiros 2025, que acontece no próximo sábado (22/3), Dia Mundial da Água. A iniciativa do Polo Socioambiental Sesc Pantanal irá reunir representantes da academia, sociedade e órgãos públicos para debater o tema e buscar soluções coletivas. O encontro será realizado no Complexo Educacional Sesc Pantanal, em Poconé (MT), das 7h30 às 13h, com entrada gratuita. As inscrições são limitadas a 100 pessoas.
De acordo com a gerente-geral do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, a qualidade da água no bioma é de interesse de toda a sociedade, por isso a importância de colocar o tema em debate. O nome do evento já revela o propósito de abrir diálogos e buscar, coletivamente, caminhos para um entendimento mais amplo das oportunidades e desafios com relação às águas do Pantanal. A água representa a vida que queremos ver perpetuar, diz.
Em formato de mesa redonda, o debate ocorrerá com representantes de diferentes segmentos da sociedade. Eles irão apresentar dados, pontos de vista e experiências para contribuir com a busca de soluções para o tema.
Entre os convidados estão: Ibraim Fantin (biólogo e pesquisador da Rede de Monitoramento dos Recursos Hídricos para implementação de políticas públicas), Edinardo de Oliveira (coordenador da Vigilância Sanitária e Saúde de Poconé), Laura da Silva (coordenadora da Vigilância Ambiental de Poconé), Edinalda do Nascimento (secretária Executiva da Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneira) e Francisca Fenelon (aluna do Complexo Educacional Sesc Pantanal e integrante do Clube Pantaneiro de Ciências Ambientais e Astronomia). Além deles, Cristina Cuiabália (gerente-geral do Sesc Pantanal) e Carla Andrea Moreira (educadora ambiental do Sesc Pantanal) também participam do debate.
Em seguida, os participantes são convidados a participar da visita guiada à exposição Somos todos habitantes dessas águas. A mediadora convidada é a artista Ruth Albernaz, responsável também pela curadoria da exposição, que reúne parte do acervo de obras do Sesc Pantanal, criadas por artistas pantaneiros.
A inscrição para o evento (incluso café da manhã e almoço) pode ser feita pelo site www.sescpantanal.com.br.
Polo Socioambiental Sesc Pantanal
Criado há quase 30 anos, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal é uma iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac que atua na conservação da biodiversidade, pesquisa científica, desenvolvimento comunitário, educação ambiental e ecoturismo nos biomas Pantanal e Cerrado.
Em Poconé, o principal destino turístico do Pantanal, encontram-se o Hotel Sesc Porto Cercado, o Parque Sesc Baía das Pedras, o Sesc Poconé e o Complexo Educacional Sesc Pantanal. Em Barão de Melgaço, no Pantanal, está a Reserva Particular do Patrimônio Natural RPPN Sesc Pantanal, a maior do país. No Cerrado, encontra-se o Parque Sesc Serra Azul e em Várzea Grande fica o Ponto de Encontro.
Serviço
Diálogos Pantaneiros 2025: qualidade da água no Pantanal
Local: Complexo Educacional Sesc Pantanal Poconé (MT)
Horário: 7h30 às 13h (com café da manhã e almoço)
Entrada gratuita
Sesc Pantanal abre 5 vagas de emprego com salários de até R$ 16,9 mil
Leia mais
